Brasil,

Mobilidade urbana define investimentos em novos negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Empresário aposta em novo comportamento do consumidor para ampliar rede no segmento de beleza

Com uma experiência de 30 anos à frente de um tradicional instituto de beleza, o empresário Celio Faria, que dá nome à empresa, está investindo na análise sobre o comportamento de migração da população dentro da cidade para crescer e fazer novas apostas em seu planejamento estratégico. Em setembro, o empresário inaugurou o Celio Faria Instituto no Vila da Serra, sediado no térreo do Concordia Corporate Tower, localizado na confluência da alameda Oscar Niemeyer, 132, com a rodovia MG-030, no bairro Vila da Serra.

"Parte da cidade migrou para o vetor sul; isso não é novidade, mas o comportamento também tem sido diferente. Até há pouco tempo, o trânsito permitia uma flexibilidade maior de agenda. Agora, as pessoas têm ficado cada vez mais envolvidas em reuniões e atividades corporativas e os grandes deslocamentos em certos horários estão ficando demorados demais. Então, priorizamos estar em regiões mais próximas das nossas clientes, para que essa ruptura na rotina em prol do cuidado com a beleza e o bem-estar seja mais prática", comenta Celio.

Investir no mercado da beleza sempre foi um bom negócio, mas as turbulências da economia brasileira oferecem desafios à parte. Com sedes próprias, Celio conta que precisou investir o equivalente a 60% na nova unidade em relação ao aporte aplicado em 2011 em seu segundo salão. "A diferença de tamanho das duas é muito grande, mas ambas estão em áreas nobres. Essa comparação nos faz refletir que o poder de compra da nossa moeda deveria ter crescido mais nesses últimos oito anos. Quando observamos por essa lógica e para as transformações políticas e econômicas que o país vive é preciso olhar para dentro, acreditar no serviço que oferecemos e ter coragem empreendedora para continuar investindo e crescendo no Brasil."

Celio acredita no setor. Para ele, cuidar da beleza em meio a uma rotina atribulada é uma questão de necessidade para a mulher moderna. "Não se trata de aparência, mas também de bem-estar." Com essa visão, o mercado continua em franco crescimento. Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que as perspectivas de crescimento do setor para 2019 são de 1,5% a 2% em comparação ao ano passado, quando o setor movimentou R$ 47,5 bilhões. "É preciso ter otimismo com os pés na realidade e, por isso, usamos como ponto favorável à abertura da nova unidade a eficiente análise de perfil do consumidor. Construímos esse feeling ao longo de mais 30 anos de mercado. Não podemos temer a turbulência da economia brasileira; do contrário, ficamos estagnados."

O empresário tem se dividido com agendas entre duas unidades de seu negócio: há 20 anos instalada em um imóvel tombado e recuperado na avenida Assis Chateaubriand, Floresta, e há oito anos na avenida do Contorno, próximo ao Mercure em Lourdes. Com a terceira unidade, outras mudanças serão implementadas no negócio.

A unidade da Floresta deixou de ser um salão voltado para o público e passará a ser um centro de educação direcionado para o mercado da beleza, com cursos e eventos. A ideia é buscar parcerias com a indústria cosmética para consolidar o plano, algo com que Celio tem bastante experiência; afinal, desde 2007, é embaixador da L'Oréal Professionnel. "Dividir minha agenda em três localidades seria muito difícil e isso poderia, em certo grau, desassistir minhas clientes. Olhando para o aspecto de gestão, não fazia muito sentido manter a operação de duas grandes unidades tão próximas, a de Lourdes e do Floresta. Atualmente, as clientes da primeira unidade já se sentem acolhidas em Lourdes; então, não foi uma decisão difícil", revela o empresário.

Não será apenas o hairstylist e gestor que terá agenda múltipla entre as unidades. Parte da equipe de Lourdes também atenderá no Vila da Serra, por meio de um rodízio da agenda. "Temos clientes que moram em Lourdes e trabalham no Vila da Serra e no Belvedere. Outras com a rotina inversa. A maioria delas já se fideliza com um profissional e, por isso, queremos facilitar o acesso a eles", explica Celio. A estratégia coincide com a proposta de praticidade empregada ao negócio. O gestor acrescenta que não se trata apenas de multiplicidade de agenda. "Nossas clientes já estão acostumadas com o nosso modelo de atendimento. Além dos profissionais com amplo treinamento e rigoroso padrão de qualidade, temos uma equipe de apoio para dar suporte ao bem-estar da cliente enquanto ela está no salão. Temos um grande compromisso com o horário e o conforto."

Para conseguir manter essa eficiência no atendimento, o Celio Faria Instituto tem um grande trabalho de gestão de pessoal, fidelizando a equipe. São 75 profissionais na linha de frente das unidades, a maioria com uma média entre oito e 12 anos na empresa. "Conseguimos nos manter no mercado com crescimento porque nos mantivemos fiéis à proposta original da empresa. Nós preservamos nossa missão de garantir o conforto e o clima interno e temos construído um formato mais sólido, com atendimento diferenciado. A própria equipe se sente melhor em uma empresa assim, mais organizada", reforça o empresário.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar