Brasil, 12 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Índice OEE: O que é e como calcular a capacidade produtiva da sua indústria

Índice OEE: O que é e como calcular a capacidade produtiva da sua indústria

*Por Marcos Santa Cecília

Um levantamento divulgado em maio de 2019 pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), apontou que 80% dos empreendedores brasileiros pretendiam manter seus níveis de investimento nesse ano, comparando a 2018. Eles pretendem, principalmente, melhorar o processo produtivo (36%) e aumentar a capacidade da linha de produção em 28%.

A pesquisa, realizada periodicamente pela CNI, apontou também que, em 2018, o principal investimento das indústrias foi na aquisição de máquinas e equipamentos (75%). Em seguida, foi apontada a aquisição de novas tecnologias, incluindo automação e tecnologias digitais (9%). Os dados apontam uma tendência à modernização das plantas industriais, o que é um sinal positivo do mercado. Mas será que essas empresas fazem o acompanhamento dos ganhos de produtividade de suas plantas? Será que elas acompanham no dia a dia a disponibilidade dos equipamentos para produção, a performance e qualidade do que está sendo produzido?

Será que conseguem medir o retorno sobre esse investimento de modernização?

Mensurar a efetividade dos equipamentos industriais é o objetivo do OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou Índice de Efetividade Geral dos Equipamentos. As empresas de classe mundial mantém esse número em 85%, mas no Brasil, a média é de 60%. A tendência à modernização da planta aponta que as empresas estão em busca das possibilidades de melhoria.

Como calcular

Embora seja um indicador importante na indústria, poucas adotam essa prática de maneira contínua. O cálculo envolve a análise de três perspectivas presentes em qualquer planta industrial: disponibilidade e performance das máquinas; qualidade do produto final. Acompanhe abaixo o exemplo de uma confecção:

Para se calcular o OEE, é necessário multiplicar esses percentuais entre si. Dessa maneira, teremos: Disponibilidade: 90%, Performance: 75%, Qualidade: 96,2%, 0,88 X 0,75 X 0,96 = 64%

Desafios

Pelo exemplo da confecção, parece ser fácil fazer esse cálculo, certo? Mas a realidade é outra. Nem todas as empresas tem a disciplina ou métodos para medir esses indicadores.

O planejamento da produção também é outro aspecto fundamental, devendo prever toda e qualquer indisponibilidade, como manutenções preventivas, queda nas vendas, sazonalidades, etc.

Outra dificuldade que as empresas encontram para calcular esse indicador é a baixa automação de sua planta industrial. Quando uma máquina para, nem sempre esse tempo é computado corretamente. A performance algumas vezes é medida na base de anotações e “olhômetro”.

Alguns recursos podem ajudar o empreendedor que pretende calcular e acompanhar o OEE. Um deles é a criação de uma cultura de planejamento e controle da produção. Outro é a modernização dos equipamentos. Um terceiro aspecto é a utilização de sistemas integrados de gestão, que permitam enxergar de maneira integrada todas as informações relacionadas à cadeia produtiva.

OEE e sua utilidade para os negócios

O cálculo correto e contínuo do OEE pode ajudar a empresa a identificar gargalos de produção problemas na cadeia produtiva, otimização do pessoal e melhoria de processos. Quando a empresa integra seu parque industrial a um sistema de informações, é possível identificar rapidamente onde acontece determinado problema e como atuar quando algum indicador apresenta desvios.

O OEE pode ajudar na avaliação do retorno sobre o investimento. Uma vez que a modernização da planta é apontada por empreendedores como uma das principais áreas de foco em 2019, é preciso também comprovar em qual prazo esse investimento pode se pagar. O cálculo do OEE ajuda a dar essa resposta e acompanhar a relação entre previsto e realizado.

A utilização de um ERP flexível e que permita integração com a planta pode facilitar a vida dos gestores, na medida em que geram dados em tempo real, permitindo a análise pontual dos desvios ou das melhorias no OEE.

*Marcos é consultor de treinamento comercial na Sankhya.

Sobre a Sankhya - Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios, além de oferecer sistemas de gestão empresarial para pequenas, médias e grandes empresas, acompanha a evolução de seus clientes utilizando um exclusivo modelo de diagnóstico que identifica em qual estágio gerencial eles se encontram, e com isso define os processos que precisam ser melhor estruturados e suas prioridades. Atualmente, a empresa possui 34 Unidades de Negócios e já conta com uma equipe superior a 1000 funcionários e 10 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2013, a Sankhya foi pioneira ao lançar o primeiro ERP 100% web e em 2017 lançou a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS