Brasil,

Importância de controlar os gastos e ter uma vida melhor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Especialista em desenvolvimento humano dá dicas de como se organizar para uma vida mais equilibrada e planos para médio e longo prazo

No dia 4 de outubro se comemora o "Dia do Planejamento Financeiro" que é uma data importante e chama a atenção do público para este assunto que, se levado em prática, pode mudar completamente a vida de um indivíduo e de uma sociedade. Ainda para complementar a data, também é comemorada a Semana Mundial do Investidor, que é promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), que em sua terceira edição abordou diversos temas importantes voltados para a educação financeira.

Pensando nas comemorações do início do mês e na relevância de sempre abordar esse tema, a palestrante e especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama, que tem entre seus clientes dezenas de planejadores financeiros, mostra como se planejar é importante, já que a cultura do brasileiro ainda não é forte em relação a este assunto. "Pouco se fala sobre finanças pessoais no ensino formal, e o resultado disso é uma população que gasta mais do que ganham mesmo já estando endividada, mas está começando a dar mais atenção ao assunto, por conta do aumento da longevidade e surgimento das novas relações de trabalho", afirma.

"Gargalos" do orçamento

Para ter uma vida financeira equilibrada é importante ter consciência de um planejamento financeiro, fazendo planilhas de gastos para entender para onde vai a maior parte do dinheiro, as despesas fixas e, depois, como guardar ou investir da melhor forma. "Depois de entender quais são as necessidades básicas como alimentação, saúde, moradia e investimentos em educação, pensamos nos gastos variáveis, entretenimento, por exemplo, aí vamos mapear o que pode ser diminuído ou cortado, para virar investimento para garantir o futuro", explica, Rebeca Toyama.

A especialista alerta ainda que a questão do investimento deve ser sempre um segundo passo, enquanto o profissional ainda não tem as finanças em dia. "Há muita informação sobre como investir, questões que estão em alta como o tesouro direto e os aplicativos de investimento que nos bombardeiam a todo tempo, mas é preciso ter controle, reserva de emergência e, num segundo passo, montar um plano de investimento", conta.

Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 67% da população brasileira não conseguem poupar parte de seus rendimentos mensais, isso revela que o hábito de guardar dinheiro não é frequente.

Para muitas pessoas isso é extremamente complicado, mas o segredo para a chave do sucesso é rever seus hábitos e se disciplinar. Além disso, a ajuda de um planejador financeiro é essencial para os que precisam sair do "negativo" e para aqueles que já tem dinheiro sobrando e por falta de conhecimento, ainda guardam dinheiro na poupança.

Diante disso, Rebeca Toyama aponta 3 essenciais dicas para se reeducar e mudar seu futuro:

1 - Mapear os gastos é o primeiro passo. Não basta fazer a lista de despesas básicas, mas saber principalmente onde estão os ralos no orçamento;
2 - Ficar atento, principalmente, aos gastos ocultos em aplicativos de transporte e de alimentação. Esse tem sido o motivo de descontrole de muitos orçamentos;
3 - Fazer o uso de um aplicativo de orçamento é o terceiro passo. Ali ficarão claras as despesas do mês e os custos variáveis. Esse aplicativo pode estabelecer o valor máximo de alimentação fora de casa, de orçamento para um presente ou para o lazer etc.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é palestrante especialista em planejamento de carreira e educação financeira. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Colunista do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar