Brasil,

Jornada da Transformação Digital: abordagem tradicional versus a consultiva

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Jornada da Transformação Digital: abordagem tradicional versus a consultiva

Por Paulo França*

A tendência do mundo corporativo é a Transformação Digital. Entretanto, esse tema não se trata apenas da aplicação de novas tecnologias dentro das empresas. Esse é um conceito amplo que engloba outros fatores como os valores de uma companhia, sua cultura organizacional, colaboradores e os modelos operacionais e processuais. Diante deste cenário, é possível identificar a tecnologia como um habilitador para a inovação com o potencial de alterar cadeias de valores e modelos de negócios.

Cada companhia enxerga a transformação digital sob uma ótica diferente considerando as suas individualidades como o segmento em que está inserida, as tendências do seu nicho de mercado e dos concorrentes e, principalmente, os anseios dos seus clientes finais.

Atualmente, no mercado existem algumas companhias que praticam abordagens tradicionais, que consistem em ofertar somente soluções e tecnologias de prateleiras. O foco dessa atuação é corrigir problemas ou implementar melhorias em processos de forma isolada. Esse é um cenário evidente nas companhias que não possuem áreas de projetos ou a equipe de TI atua sem alinhamento com negócios, ou seja, não possuem um time dentro da organização que possua uma visão holística.

Essa abordagem direta com o foco somente em tecnologia possui, na maioria das vezes, um resultado não satisfatório e um cliente frustrado porque encontra dificuldades para integrar os seus sistemas com outras aplicações e está desalinhado com os objetivos estratégicos da companhia, ou seja, não consegue suportar os processos de negócios do início ao fim.

Algumas organizações ainda possuem resistência sobre o tema de consultoria, principalmente as nacionais. Outras empresas não sabem o que, de fato, precisam para iniciar a sua jornada de Transformação Digital. Mas, nesse cenário, existe a consciência da necessidade e a vontade pelas companhias. Isso está retratado no estudo de 2019 da Dell Technologies em parceria com a Intel, no qual foi constatado que 70% das empresas de médio e grande porte já possuem planejamentos e investimentos para a digitalização dos seus negócios rumo à inovação.

Em paralelo às companhias que possuem uma abordagem tradicional, existem as empresas com estratégias consultivas, que possuem uma maior probabilidade de êxito e atingimento dos resultados na jornada da Transformação Digital. Isso porque trabalham com o conceito de integração dos negócios às necessidades tecnológicas, identificando o nível de maturidade digital do cliente por meio de metodologias ágeis.

A fim identificar o nível de maturidade e determinar um diagnóstico, consideram-se estratégias, pessoas, processos e, por fim, tecnologias. A ideia é analisar o panorama atual do cliente e as possibilidades de cenários futuros, além dos seus objetivos estratégicos considerando os riscos e impactos da operação. Para isso, faz se necessário uma equipe que entenda de negócios, processos e inovação, bem como especialistas que implementem tecnologias. Essa variedade e mescla de conhecimento trabalhando em sinergia resulta em um time que repensa negócios por meio de elementos tecnológicos em diferentes segmentos mercadológicos e é a certeza de um diferencial competitivo e de uma consultoria capacitada.

Com uma equipe dessas como parceira, os clientes têm em mãos um poderoso ativo de planejamento em curto, médio e longo prazo, que direcionará de forma assertiva os investimentos necessários em tecnologia que sabe o ‘porque’, ‘o que’ e ‘como’ deve ser implementado.

O formato consultivo é a única escolha para conduzir as companhias na jornada da Transformação Digital. Dessa forma, as agendas dos executivos passam a se focar em como expandir e, ou, criar novos modelos de negócios por meio das iniciativas digitais.

*Paulo França é gerente de Digital Consulting Offering da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital

Sobre a Engineering (http://br.engineering)

Companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital. A Engineering transforma os processos de negócio das empresas em modelos operacionais alinhados com a Era Digital a partir do Business Integration, da TI Consulting e do Outsourcing. Com 39 anos de experiência no mercado de TI, mais de 10 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos mercados, a experiência do grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros e pesquisa e universidades do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar