Transparente: a cor de um bom relatório GRI
Por Kelly Lopes, superintendente do IOS*
A publicação de relatórios de sustentabilidade é uma forma de apresentar à sociedade a atuação nas práticas de uma empresa dentro do tema. No Instituto da Oportunidade Social (IOS), organização que atua na formação profissional e empregabilidade de jovens e de pessoas com deficiência que se encontram em maior vulnerabilidade social, por meio de cursos gratuitos em diversas unidades - encontramos no modelo GRI - Global Reporting Initiative uma metodologia reconhecida mundialmente e que consegue apresentar as ações de forma segura e transparente.
A partir de diretrizes claras, o modelo GRI do nosso relatório de sustentabilidade tornou-se uma ferramenta tão importante quanto o próprio balanço contábil para conquistar novos parceiros e investidores. Há cinco anos o IOS é uma das 10 organizações sociais do Brasil que utiliza as diretrizes da GRI como ferramenta de gestão e que proporciona mais credibilidade, principalmente, entre as grandes empresas.
No atual dilema entre o compliance e a ética, as empresas precisam investir em ações e projetos sem riscos à imagem e reputação. O cumprimento das regras de transparência são pré-requisitos básicos para fechar novos negócios. O GRI espelha os desdobramentos das nossas ações com segurança. Para melhorar, ainda ganha relevância quando estamos negociando com novos parceiros por apresentar uma metodologia segura e reconhecida mundialmente.
A grande maioria das empresas com quem nos relacionamos são multinacionais e seus recursos vêm da matriz. É por meio do nosso Relatório GRI que a filial consegue justificar os investimentos nos projetos de forma transparente e segura. Portanto, publicar um relatório sob às diretrizes GRI é um diferencial para captar recursos também fora do país.
As informações descritas nessa última edição desenham o verdadeiro mapa do de atuação do IOS, onde apresentamos um desempenho 19% maior em relação ao número de alunos empregados em 2017 (1.016); 1.215 alunos formados e que ingressaram no mercado de trabalho por meio do Programa IOS de Oportunidades; 43% de aumento nas rendas das famílias desses jovens; 3.030 vagas oferecidas nos cursos de formação gratuita; 37 bolsas de estudo para o "Programa Acesso ao Ensino Superior" e as conquistas do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e Selo Doar, criado pelo Instituto Doar.
As ações de formação de jovens para o mercado de trabalho, principalmente em TI, que apresentamos são maduras, auditadas pela PwC, e geram resultados que impactam positivamente a sociedade. Esse é o princípio: agir muito bem antes mesmo de comunicar as ações.
Esse importante instrumento de comunicação e gestão, que leva cerca de seis meses de trabalho – desde as primeiras apurações do ano/base até a sua publicação – e orienta nosso foco para resultados ao longo de todo ano, representa muito além de um custo para o IOS. É para nós um investimento em transparência, que será a porta de entrada de novos parceiros que acreditam que investir em educação, formação profissional e geração de emprego e renda é o caminho para dar continuidade aos seus próprios negócios. É investir na sua própria existência!
Alunos do IOS (clique na foto para melhor qualidade)
Sobre o IOS
Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 21 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 35 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Apsen, Brasilprev, Instituto Center Norte, Cielo, Chevrolet, CTEEP, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Beneficente Elidas Gliksmanis, Hyundai, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras. Mais informações: www.ios.org.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário