Brasil,

CEO leva o Business Intelligence para o mercado PME

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Alta precificação e difícil acesso são dois dos maiores desafios enfrentados pelo mercado PME ao tentar adquirir uma ferramenta de Business Intelligence. Recentemente, a Toccato, empresa que fornece Soluções em BI e obtém o selo Elite Master Reseller Qlik com maior carteira de clientes no Brasil, anunciou a chegada do Eduardo Nistal à posição de CEO da empresa. Como meta para 2019, o executivo planeja aumentar a participação do mercado PME na utilização das ferramentas de BI, desmitificando a questão da precificação e mostrando que empresas de pequeno e médio porte também devem adotar novas formas de obtenção de insights.

Qual a importância da democratização da informação com base no uso dos dados?

Eduardo Nistal: Independentemente do tamanho da empresa e da posição do profissional, todos os colaboradores devem ter acesso às principais informações, geradas com base em dados. Dessa forma, a gestão empresarial torna-se mais concisa e concreta, tendo em vista que os dados possibilitam insights assertivos.

Em relação à Alfabetização de Dados, o que significa e por que devemos nos atentar à essa questão?

EN: Particularmente, não admiro esse termo utilizado no mercado “Alfabetização de Dados”, prefiro dizer “Cultura de Dados”. Muito se fala em ter acesso aos dados corporativos, para mensurar resultados e ter um apoio maior nas tomadas de decisão. Entretanto, apenas isso não basta. Quando falamos de cultura de dados, falamos sobre a importância de saber o que cada dado significa e conhecê-los de forma que resultados assertivos sejam conquistados pela corporação. É necessário aprender a ler e interpretar cada informação. Devemos nos atentar à cada insight obtido através da análise de dados. Não são apenas números relacionados às empresas, e sim informações relevantes que podem transformar a forma que gerenciamos.

O mercado de pequenas e médias empresas pode ter acesso ao Business Intelligence? Como levar essa tecnologia às empresas destes tamanhos?

EN: O segmento PME deve ter acesso ao BI. Criou-se uma barreira mercadológica em torno das plataformas de Business Intelligence que excluem empresas de menor porte, mas devemos nos empenhar para quebrar os mitos em torno deste mercado. As pequenas e médias empresas precisam dos dados da mesma forma que as grandes corporações. Os dados são essenciais para nortear as ações dos empresários e apoiá-los a tomar decisões que impactem positivamente suas empresas, uma vez que o dado consegue mostrar o melhor caminho a se seguir. Para atingir este público, devemos sair do modelo tradicional de negócios e ofertar novas possibilidades, como, por exemplo, o modelo SaaS. Já existem empresas que mudaram as formas de fornecer licenças de uso, ponto essencial para que uma plataforma de BI seja implementada. Devemos mostrar ao empresário de pequena e média empresa que ele também consegue ter acesso ao BI, e que a empresa dele também pode tomar decisões com base nos dados. Essa tecnologia não é de uso exclusivo das grandes empresas, e precisamos incentivar o segmento PME a aprimorar a gestão com base nos dados.

Quais os maiores desafios para levar o BI ao mercado PME?

EN: Vejo que, até o momento, as pequenas e médias empresas não adquirem plataformas de BI de qualidade por conta da precificação. Hoje, este cenário mudou e um pequeno empresário já consegue implementar uma plataforma de qualidade para apoiar na gestão da empresa. Como disse anteriormente, houve uma mudança significativa na forma de ofertar as ferramentas através do modelo SaaS, principalmente em relação à forma que as licenças são adquiridas.

Qual a importância de atingir este novo segmento?

EN: Acredito no aquecimento da economia para o segundo semestre, que será estendido para 2020 após as principais reformas se concluírem (previdência e tributária). Neste cenário, as PMEs serão as maiores consumidoras de tecnologia, serviços e profissionais com cultura de dados para alavancarem suas operações nas empresas.

Sobre a Toccato

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil e hoje se posiciona também como uma das maiores provedoras de Soluções em BI com tecnologia, consultoria e educação. Em seus 12 anos de existência, ganhou diversos prêmios de vendas, como Maior receita de vendas em clientes da base, Maior número de vendas em um único mês, Maior número de novos clientes, entre outros. Hoje, com mais de 900 clientes e mais de 80 colaboradores diretos e 200 indiretos através da rede de canais que atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas, que contempla mais de 50 parceiros. A organização está sediada em Florianópolis, com unidades próprias nas principais capitais do País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar