Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Profissional que está fora do mercado de trabalho deve manter-se atualizado na busca por uma recolocação

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Ativar a rede de contatos e manter a motivação também são estratégias para o candidato que está em busca de novas oportunidades

Pesquisa realizada pelo IBGE em agosto deste ano mostrou que 3,347 milhões de pessoas estão em busca de emprego há pelo menos dois anos, o que corresponde a 26,2% - cerca de um em cada quatro desempregados no Brasil no segundo trimestre. “A economia nos últimos dois anos fez com que as empresas reduzissem os postos de trabalho, tanto em cargos operacionais como estratégicos, e a defasagem entre o que as empresas esperam e o que mercado oferece em nível de qualificação contribuíram para que os números chegassem a esse patamar”, explica André Ferragut, gerente sênior da Hays – líder mundial em recrutamento.

Diante desse cenário, é necessário que o profissional busque estratégias para que a procura por uma recolocação seja breve e assertiva. Abaixo, o especialista da Hays aponta dicas para que o candidato seja bem sucedido nesse período:

Busque cursos e capacitação em sua área

Para o profissional não ficar desatualizado durante esse período – e manter-se competitivo em um ambiente de grande concorrência e cada vez mais tecnológico –, é preciso estar a par das tendências do mercado, investir em estudos e participar de palestras e workshops voltados para a sua área.

“O colaborador deve pesquisar quais são as principais tendências da área em que atua e buscar meios para se atualizar. Existem plataformas de treinamento e ensino à distância que oferecem preços mais acessíveis e até gratuitos para cursos de diversas áreas, o que pode ser interessante já que é um momento de cuidado em relação a custos extras”, avalia Ferragut.

Ative sua rede de Networking

Durante o período de desemprego, o networking também tem um papel fundamental. O profissional deve manter sua rede de contatos ativa e se aproximar de consultorias que trabalham com o tipo de posição do seu interesse.

Manter o CV e o LinkedIn atualizados e fortalecer a presença em redes sociais também são formas de ser visto e lembrado por um recrutador. “O networking é a primeira estratégia a qual o profissional deve recorrer, porque é uma rede com contatos que já possuem uma percepção positiva do trabalho do candidato. Mas é preciso ter cuidado na hora da abordagem: seja por mensagem, pessoalmente ou telefone, seja sucinto e mande mensagens personalizadas para cada contato”, afirma Ferragut.

Mantenha-se motivado

A pesquisa do IBGE também apontou que o número de pessoas que desistiram de procurar emprego bateu recorde da série histórica, somando 4,9 milhões.

Para não perder o foco e a motivação, Ferragut diz que é preciso reconhecer as evoluções no meio do caminho: “As pequenas conquistas – como uma recomendação de um profissional com quem já trabalhou ou um elogio sobre a carreira – são importantes para manter o candidato determinado em buscar a recolocação no mercado”.

O especialista também recomenda que o profissional trace metas semanais e mensais para definir os objetivos, a fim de mensurar os progressos e rever estratégias se preciso.

Sobre a HAYS

Hays, a líder mundial em recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas.

A Hays plc (o "Grupo") é um grupo líder global de recrutamento profissional. O Grupo é especialista no recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas em todo o mundo, sendo líder de mercado no Reino Unido e Ásia-Pacífico, e um dos líderes de mercado na Europa Continental e na América Latina. O Grupo opera nos setores público e privado, atuando em posições permanentes, contratos e trabalhos temporários. Em 31 de dezembro de 2018, o Grupo totalizava 11.700 funcionários, trabalhando em 262 escritórios, em 33 mercados e mais de 20 especialidades.

Até o dia 30 de junho de 2018:

- o Grupo reportou receitas líquidas de £ 1,072 bilhões e lucro operacional (itens pré-excepcionais) de £ 243,4 milhões;

- o Grupo colocou cerca de 77.000 candidatos em empregos permanentes e cerca de 244.000 pessoas em trabalhos temporários;

- 19% das receitas líquidas do Grupo foram provenientes de Austrália e Nova Zelândia, 26% da Alemanha, 24% do Reino Unido e Irlanda e 31% do Resto do Mundo (RdM);

- as vagas temporárias representaram 58% das receitas líquidas e as vagas permanentes representaram 42% das receitas líquidas;

- a Hays opera nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Chile, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS