Brasil,

Gestão RH: Assédio ou brincadeira? Uma pausa para reflexão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: freeimages.com Imagem: freeimages.com

Miriam Rodrigues

Como quase tudo nesta vida, os excessos podem ser prejudiciais. Assim, nunca é demais lembrarmos que brincadeiras demais, fora de hora ou exageradas podem levar a consequências desagradáveis para os envolvidos.

No ambiente de trabalho, os excessos de descontração e animação também não fogem à regra, podendo desencadear situações deselegantes, embaraçosas e, até mesmo, desrespeitosas.

Aquela piadinha sobre o time que ganhou ou que perdeu, insinuações ou provocações de caráter sexual, brincadeiras (às vezes sem limites) relacionadas ao não atingimento das metas e outra infinidade de situações que povoam o ambiente de trabalho podem, efetivamente, deixar de ser uma simples e aparentemente inofensiva brincadeira e ganhar outros contornos, podendo, sem exagero algum, adquirir a configuração de assédio, que é um tipo de violência praticado contra alguém.

De maneira sutil ou explícita, assediar significa humilhar, vexar, constranger o outro – no âmbito público ou privado - em investidas frequentes, que visam afetar uma pessoa ou um grupo, de maneira intencional. Marie France Hirigoyen, escritora francesa que apresenta notória contribuição nos estudos sobre assédio e difusão desta temática em nível mundial, faz menção a estas situações como "violências perversas do cotidiano".

Diferente do que possamos pensar inicialmente, o processo de assédio nem sempre parte apenas daqueles que exercem o papel de liderança, podendo ser estabelecido também entre colegas, fornecedores, clientes, entre outros.

Não é novidade que vivemos em um momento em que os discursos que proclamam a humanização, a flexibilização, o respeito à diversidade e a democratização no mundo do trabalho ganham espaços cada vez maiores. Em contrapartida, os altos níveis de desemprego e a competitividade acirrada, hoje no âmbito mundial, podem contribuir na compreensão dos fatores que favorecem as práticas de assédio nas empresas, uma vez que, diante deste cenário, muitos profissionais acabam se sujeitando a situações constrangedoras e indesejáveis em seus ambientes de trabalho, por medo de fragilizar seus laços com a liderança, com os colegas e, sobretudo, perder seu emprego.

Por ser uma forma de violência, as consequências do assédio para quem o sofre podem ser graves, provocando, desde queda de auto estima, sensações e sentimentos desagradáveis, até doenças das mais diversas naturezas. Para as empresas, vale lembrar que podem ter consequências relacionadas a afastamentos de funcionários e possibilidade de danos a sua imagem, só para falar de algumas.

Que o bom humor e a alegria não se percam, mas que também pensemos sempre nos seus limites e em suas consequências.

A especialista está disponível para comentar o assunto.

Miriam Rodrigues é doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como docente na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional e Coordena os Cursos de Graduação Tecnológicos EaD do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar