5 vantagens de intercâmbios em grupos menores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Cassia

Muitas pessoas, conversas paralelas e atenção fragmentada. A descrição se encaixa perfeitamente para caracterizar classes com muitos alunos, ambiente no qual é um verdadeiro desafio que a mensagem do professor chegue a todos com a mesma efetividade e que os estudantes se sintam completamente atendidos em suas necessidades individuais. E a situação pode se complicar quando se trata de uma turma de intercâmbio, com um idioma diferente sendo empregado. Pensando nisso, várias escolas adotam salas de aula cada vez menores, vislumbrando melhores resultados graças a um contato mais próximo.

A EF Academy - High School Internacional (www.ef.com/academy), divisão da multinacional sueca de intercâmbios EF voltada para o ensino médio no exterior, está entre as escolas que têm a maioria de suas classes com no máximo 15 pessoas. Turmas pequenas e um corpo docente inspirador e qualificado transformam a experiência dos jovens e garantem aproveitamento máximo. Veja abaixo cinco vantagens:

1) Todos são notados: em uma turma menor, cada aluno pode receber a atenção individualizada que precisa do professor, que tem uma compreensão maior de cada um dos presentes. Com essa proximidade, todos são incentivados a participar de discussões e orientados a expressar suas opiniões;

2) Rapidez na aprendizagem: pesquisas apontam que alunos de ensino médio em turmas menores têm notas mais altas e melhor desempenho em exames admissionais universitários. Tudo isso é resultado de um avanço mais rápido no currículo acadêmico, já que, ao compartilhar informações e tirar dúvidas, os estudantes acabam indo além dos temas propostos e enriquecem os conteúdos;

3) Turmas se tornam comunidades: com menos alunos, os estudantes se conectam mais de perto com seus colegas e se tornam mais confiantes e confortáveis quando se trata de compartilhar ideias e perspectivas. Essas conexões levam a amizades duradouras. Em uma escola internacional, como é o caso da EF Academy, os alunos terão contato diário com colegas de diferentes culturas e países – uma convivência que desenvolve uma série de habilidades importantes atualmente, como empatia e saber respeitar as diferenças;

4) Professores apenas ensinam: aqueles minutos dedicados a chamar a atenção de todos durante as aulas é direcionado integralmente para o aprendizado em turmas pequenas. Não há espaço para dispersão, portanto os presentes ficam engajados durante mais tempo em comparação com os estudantes de classes numerosas;

5) Alunos e professores formam uma equipe: na EF Academy, durante todo o Ensino Médio, os docentes dão orientações e instruções de acordo com as necessidades que vão surgindo, fazendo um acompanhamento integral, servindo de conselheiro para toda a jornada e também para os próximos passos, rumo à universidade.

A EF Academy (www.ef.com/academy) conta com três câmpus, um nos Estados Unidos e dois na Inglaterra e estruturou um programa de High School sob medida para jovens de 14 a 19 anos, tanto para os que querem cursar universidades estrangeiras de ponta, tendo um histórico de 100% de admissão universitária, como para aqueles que buscam apenas uma experiência de 1 ano. Seus alunos, oriundos de mais de 75 países, tornaram-se parte do seleto grupo aceito em universidades como Yale, Columbia, Berkeley, Oxford, London School of Economics, Australian National University, University of Hong Kong e University of Amsterdam.

Mais informações em www.ef.com.br/academy, www.facebook.com/EFacademy e https://www.instagram.com/efacademybrasil/