Associação Brasileira de Defesa do Consumidor faz Alerta Contra a Chamada “Proteção Veicular”
A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ) publicou “Guia de Seguros” no qual faz um alerta sobre as associações de proteção veicular. “Não recomendamos essa forma de proteção ao veículo, uma vez que não é garantida pela legislação”, adverte o guia.
Citando a Susep como base de informação, a Proteste assinala ainda que a única forma legal de as associações atuarem é como estipulante de contratos de seguros, ou seja, contratando apólices coletivas junto a seguradoras devidamente autorizadas pela Susep.
Em outro trecho da publicação, a entidade aponta os prazos para pagamento de indenizações com mais uma “desvantagem” das associações de proteção veicular. “O prazo máximo para pagamento de sinistro definido em lei para uma seguradora é 30 dias. Como cada associação de proteção veicular é responsável pela elaboração de seu próprio regulamento, não há como assegurar prazo máximo para indenização”, explica o guia.
Quanto ao valor da “mensalidade”, a Proteste lembra que geralmente as tais “proteção veicular” parecem ser mais baratas do que a de um seguro tradicional, mas não é seguro, não há uma apólice de seguro emitida por uma segurara bancando os riscos, são os próprios associados quem dividem os custos... “Como já observamos, deve-se tomar cuidado, pois, não se sabe como esses recursos são aplicados e não há órgão regulador para acompanhar isto”, alerta a entidade.
Outro problema citado no guia é o fato de a Susep vir, desde 2011, intensificando o combate à comercialização dos “seguros piratas”, e abrindo representações contra essas associações. “Em 2012, durante a Operação Prêmio, realizada em Pernambuco, foram fechadas 10 entidades que atuavam ilegalmente, com a prisão de 11 pessoas”, cita a publicação.
CORRETORES
Com relação ao mercado legal de seguros, o guia sugere que o consumidor pesquise os preços em várias seguradoras, com a ajuda de um corretor de seguros, que “pode apresentar uma gama de cotações de diversas empresas seguradoras”.
A publicação recomenda ainda que o segurado não opte por coberturas insuficientes, visando a baratear o seguro, nem por todas as coberturas oferecidas pela seguradora se não precisar delas. Assim, com a ajuda de um Profissional Corretor de Seguros, o consumidor deve ponderar quais coberturas realmente são importantes para ele e se terão utilidade para o seu perfil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário