Confira 5 adaptações necessárias em um novo emprego
É natural que o colaborador se sinta entusiasmado e um pouco nervoso para o primeiro dia em um novo emprego, afinal, este novo caminho vem acompanhado de muitas mudanças. A Hays – líder mundial em recrutamento – aponta que é preciso fazer adaptações necessárias para se ajustar a esse novo momento.
O Diretor Geral da Hays Bélgica, Robby Vanuxem, lista cinco dicas para ajudar o colaborador a se habituar ao novo emprego. Confira abaixo:
1. Sentindo-se um novato
Provavelmente você se sentia seguro, confortável e tinha todas as respostas em seu último trabalho, mas agora você é o novato que está perguntando sobre tudo. Este é um dos ajustes mais difíceis e importantes em um novo emprego.
Você precisará aprender muitas coisas novas. Por isso, concentre-se em compreender as prioridades estratégicas do negócio, quais são as pessoas mais importantes para você construir um relacionamento e quais serão suas tarefas diárias.
Faça anotações e muitas perguntas durante seus treinamentos, e não tenha medo de fazer a mesma pergunta mais de uma vez. É melhor esclarecer algo agora, do que perguntar sobre isso mais tarde, quando já é esperado que você saiba essas informações.
2. Não ter um relacionamento com seu novo chefe
Em seu trabalho anterior, provavelmente você desenvolveu um bom relacionamento com seu gerente. Nesse seu novo papel, você precisará criar esta relação do zero. Tire da sua mente qualquer ideia preconcebida sobre seu novo chefe, com base no chefe anterior. Os chefes não são os mesmos e você precisa se dedicar a conhecer este.
Observe o estilo de comunicação de seu atual chefe e entenda desde o início o que ele espera de você na sua primeira semana, segunda semana, um mês e assim por diante. Seja proativo e agende reuniões para discutir seu progresso.
Por fim, seja paciente. A paciência é uma virtude e no tempo certo você vai perceber que construiu uma boa dinâmica com o seu gerente.
3. Não se sentindo totalmente integrado
Assim como com seu novo chefe, você levará algum tempo para se acostumar à nova cultura da empresa. A cultura da empresa se trata sobre diversos fatores ambientais, desde a forma como os líderes interagem com os colaboradores, a dinâmica que os funcionários têm um com o outro, até a ética, os valores e os objetivos do negócio.
Para se adaptar, pesquise sobre a empresa antes mesmo de fazer parte da equipe. Veja as redes sociais, site e perfis profissionais, pois podem indicar qual é o tom de voz da empresa e mostrar como os funcionários se envolvem.
Nos primeiros dias, pense positivo e tome a iniciativa para se integrar ao novo ambiente. Fale com todos, faça perguntas e observe tudo ao seu redor.
4. Enfrentando barreiras para ser autêntico
Como disse, pode levar tempo para você se integrar com a nova cultura de empresa. Assim, durante as primeiras semanas, você pode pensar que deve mudar sua personalidade para se encaixar. Mas pense bem: você foi contratado com base em quem você é e ser autêntico irá construir confiança e credibilidade, permitindo que você estabeleça relações genuínas.
5. Sentindo falta do seu antigo emprego
Às vezes, mesmo que você não tenha gostado tanto do seu antigo emprego, você pode sentir uma onda de nostalgia durante as primeiras semanas.
Lembre-se que esse sentimento é normal ao iniciar um novo emprego, principalmente se você está enfrentando as adaptações necessárias. Mesmo assim, pense que você deixou o seu trabalho anterior por um motivo e tente não comparar os dois, pois este é um novo começo.
Adaptar-se a um novo trabalho pode demorar de três a seis meses. A chave é preparar-se para estes ajustes, enfrentando-os com uma atitude positiva e paciente. Lembre-se, esta mudança é apenas outro capítulo da sua história de sucesso profissional.
Sobre a HAYS
Hays, a líder mundial em recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas.
A Hays plc (o "Grupo") é um grupo líder global de recrutamento profissional. O Grupo é especialista no recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas em todo o mundo, sendo líder de mercado no Reino Unido e Ásia-Pacífico, e um dos líderes de mercado na Europa Continental e na América Latina. O Grupo opera nos setores público e privado, atuando em posições permanentes, contratos e trabalhos temporários. Em 31 de dezembro de 2018, o Grupo totalizava 11.700 funcionários, trabalhando em 262 escritórios, em 33 mercados e mais de 20 especialidades.
Até o dia 30 de junho de 2018:
- o Grupo reportou receitas líquidas de £ 1,072 bilhões e lucro operacional (itens pré-excepcionais) de £ 243,4 milhões;
- o Grupo colocou cerca de 77.000 candidatos em empregos permanentes e cerca de 244.000 pessoas em trabalhos temporários;
- 19% das receitas líquidas do Grupo foram provenientes de Austrália e Nova Zelândia, 26% da Alemanha, 24% do Reino Unido e Irlanda e 31% do Resto do Mundo (RdM);
- as vagas temporárias representaram 58% das receitas líquidas e as vagas permanentes representaram 42% das receitas líquidas;
- a Hays opera nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Chile, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário