Brasil,

Empresas certificadas OEA obtém benefícios em contratos de seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

O OEA (Operador Econômico Autorizado) nasceu em 2005 durante a convenção da Organização Mundial das Aduanas (OMA), realizada em Bruxelas. Na ocasião, foi apresentado como um programa com a finalidade de estabelecer normas de segurança que atendessem as regras de compliance fiscal mundial e permitisse um melhor desenvolvimento do comércio internacional.

O programa promove a integração entre as aduanas e os operadores envolvidos na cadeia do comércio internacional e proporciona maior agilidade e maior previsibilidade nas situações imprevisíveis no comércio global. Visa facilitar as liberações das cargas nos portos e aeroportos, oferecer tratamento prioritário no armazenamento, reduzir custos e garantir que as cargas cheguem aos seus destinatários com segurança e dentro dos prazos negociados previstos.

De acordo com informações do Compendium of Authorized Economic Operator Programmes, uma publicação da OMA, o programa OEA já foi implementado em mais de oitenta países. No Brasil, a implantação foi feita em três fases a partir de 2015 e atualmente registra 340 empresas certificadas. As regras aplicadas no Brasil são as mesmas que em outros países e permite ao governo um controle aduaneiro eficiente e eficaz da gestão do comércio internacional brasileiro.

A adesão ao programa é voluntária e segue a Instrução Normativa da RFB nº 1.598/15, que por seu o art. 4º, define que a certificação de OEA aplica-se aos intervenientes da cadeia logística internacional definidos como: importador, exportador, transportador, agente de carga, depositário de mercadoria sob controle aduaneiro, operador portuário ou aeroportuário, e despachante aduaneiro. A Coordenação Geral de Administração Aduaneira (COANA) estuda estender a certificação a outros intervenientes da cadeia logística no fluxo do comércio exterior.

O processo para obtenção da certificação OEA começa com o preenchimento do Questionário de Autoavaliação (QAA) para a Receita Federal, o qual deve ser respondido pelos requerentes de todas as modalidades de Certificação OEA (OEA-S, OEA-C e OEA-Pleno). Os benefícios que incluem a simplificação e agilidade de processos e facilitação de acordos de reconhecimento mútuo global são definidos de acordo com a modalidade de certificação, a função do operador na cadeia logística ou o grau de conformidade aferido.

O OEA atesta que a empresa certificada é confiável e oferece baixo grau de risco de segurança física da carga e ao cumprimento das obrigações aduaneiras, reduzindo a possibilidade da ocorrência de sinistros.

O OEA pode estimular a criatividade do mercado de seguros, porém, somente uma corretora de seguros oferta produtos diferenciados com amplitude de coberturas e benefícios aos seus clientes certificados pelo OEA.

Os importadores e exportadores de todo o mundo buscam, cada vez mais, trabalhar com empresas comprometidas com a segurança de seus negócios. Nesse sentido, o OEA e os seguros de transportes, responsabilidade civil e erros e omissões são determinantes para fechar o ciclo de proteção.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar