Brasil,

Boletim Tracker-FECAP traça perfil do roubo e furto de automóveis no estado de São Paulo, em 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Brauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em média, são furtados diariamente 203 carros e outros 77 são roubados. A capital, Santo André, Campinas e São Bernardo do Campo estão entre as cidades mais perigosas

A cada cinco minutos, um automóvel é roubado ou furtado, no Estado de São Paulo, segundo o Boletim Econômico Tracker-FECAP, que acaba de ser divulgado. O crime de furto é o preferido dos criminosos e corresponde a 72,6% das ocorrências (74.055 eventos, em 2018), contra 27,4% de roubo (27.964 eventos, no mesmo período). “Em tese, nesse tipo de delito existe menor risco de exposição por parte do criminoso e a punição por parte da justiça também é menor”, destaca o estudo, que é feito com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública de SP. A íntegra está em https://www.flipsnack.com/boletimeconomico/tracker_fecap_marco_2019.html.

Apesar de altíssimos, os índices tiveram queda, na comparação com 2017: os furtos de automóveis caíram 9,8% e os roubos foram 21% menores do que no ano anterior. “No caso dos furtos, nos últimos três meses de 2018, os resultados alteram a direção e os furtos cresceram na comparação com os mesmos meses de 2017: outubro cresceu 11,7%, novembro 9,51% e dezembro 6,76%”, analisa o gerente de Marketing & Produtos do Grupo Tracker, Rodrigo Rufca.

Furtos em detalhe

Os crimes de furtos ocorrem majoritariamente pela manhã, quando as pessoas deixam seus carros estacionados em locais próximos ao trabalho, escola ou academia. Esse período corresponde por 29% das ocorrências, seguido pelo período da noite com 24%.

As ocorrências de furto acontecem, em sua imensa maioria, em vias públicas, 82,79%. As ocorrências de furtos em estacionamentos, comércio, faculdade, residência somados não chegam a 6% de participação no total de furtos.

A capital paulista responde por 41,5% de todas as ocorrências de furtos de automóveis, no estado de São Paulo. Das dez cidades com maior índice de ocorrência listadas na tabela, seis estão na região da Grande São Paulo: Santo André; Osasco; Guarulhos; São Bernardo do Campo; Mauá, São Paulo e juntas respondem a 57,4%.

Furtos na capital

Os períodos de ocorrências de furtos de automóveis na capital paulista são diferentes daqueles apresentados para o Estado. A maior concentração está no período da noite 26,83%. Já a madrugada responde por 24,32% e o período da tarde registrou a menor taxa 6,84%. O período da manhã representa 11,02%. Não foi possível identificar o período de ocorrência para 30,98% dos casos.

O Boletim Tracker/FECAP também levantou que a maioria das ocorrências de furtos é em bairros próximos ao centro, como: Ipiranga, Vila Mariana, Perdizes, Lapa e Tatuapé.

Na lista de logradouros preferidos pelos criminosos aparece a “Avenida Sapopemba”, que tem 45 km. Em seguida está a “Avenida Vereador Abel Ferreira”, que cruza os bairros de Vila Formosa e Água Rasa. “Nesta região, estão localizados hospitais e universidades, com uma grande população flutuante”, explica Rufca.

Roubos em detalhe

O período com maior índice de roubo é o noturno, 44,37% do total. O momento que as pessoas estão voltando para casa, geralmente cansados do trabalho ou dos estudos e, portanto, mais desatentos, distraídos.

De cada 10 roubos, 7 ocorrem em vias públicas, contra 5,5% das ocorrências em residência.

O estudo indica que a densidade demográfica pode potencializar o número de ocorrências de roubo de automóveis. “A capital paulista responde por 41,6% das ocorrências de roubo, mas a população da capital representa apenas 26,7% da população do Estado. Essa diferença entre as proporções de roubo e da população também são verificadas em São Bernardo, Santo André, Diadema, Campinas, Guarulhos”, analisa o professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

Roubos na capital

Assim como os furtos, o número de roubo de automóveis nos três últimos meses de 2018 cresceu na capital paulista.

Na cidade de São Paulo, as ocorrências também se concentram no período da noite, 44,42%. As ocorrências no período da tarde e da manhã foram de 22,14% e 21,02%, respectivamente. “Os dez bairros que apresentaram maior taxa de ocorrência roubo na capital paulista são, em sua maioria, os mais populosos. Mas a taxa roubos de automóveis é maior que a taxa de participação relativa da população, o que implica em maior risco de ocorrência nestes bairros”, salienta o professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa da FECAP.

Entre as vias mais perigosas estão a “Avenida Sapopemba” na Zona Leste e a “Estrada do Alvarenga”, na Zona Sul.

Sobre o Grupo Tracker

O Grupo Tracker faz parte de uma organização multinacional colombiana focada em tecnologia com presença em diversos países da América Latina e Europa. Atualmente é a maior empresa de rastreamento do Brasil e possui a maior rede privada de antenas de radiofrequência da América Latina. Em 18 anos de atividade no país, já realizou mais de 49 mil recuperações, evitando um prejuízo de cerca de R$ 4,4 bilhões.

Oferece produtos para os mercados Segurador, Transporte e Logística, Construção Civil e Agrícola, além de veículos de passeio. A tecnologia utilizada nos rastreadores do Grupo Tracker é a RF, considerada a melhor solução para roubo e furto e imune à ação de inibidores de sinais - jammers. Também comercializa produtos baseados no GPS/GPRS e LBS, indicados para monitoramento e gestão de frotas.

A empresa é a fornecedora oficial de rastreadores para a BMW e para a Triumph e tem parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), com quem divulga regularmente o Boletim Econômico Tracker-FECAP, com análises dos prejuízos que o roubo e furto de veículos trazem ao país.

Sobre a FECAP

Com 116 anos, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida como referência nacional em educação na área de negócios. A instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos, nas mais diferentes etapas do desenvolvimento profissional de um indivíduo – desde o ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue) com a sequência de oferta de cursos de Graduação, Pós-Graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. As atividades presenciais são realizadas na cidade de São Paulo, nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade. A partir de 2018, a FECAP passou a disponibilizar também na versão online um dos seus programas de formação executiva mais concorridos, o de Controladoria. Com vocação inclusiva e de desenvolvimento humano, a instituição se propõe a transformar a sociedade por meio do desenvolvimento de profissionais competentes e conscientes, e, assim colaborar, de forma direta, para um Brasil melhor. Em 2015, comprovou novamente a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGE (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, em âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar