Brasil, 19 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Negócios em família precisam se reinventar para manter sua longevidade

  • Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista em gestão de pessoas fala da importância do uso da tecnologia e personalização do atendimento ao cliente para esse segmento

Visto a modernidade em que nos encontramos, com atualizações e inovações tecnológicas, nossa realidade passa por diárias transformações que tornam alguns hábitos e costumes imediatistas. Por este motivo, muitas profissões estão entrando em extinção ou perdendo sua funcionalidade, como é o caso de estabelecimentos locais e familiares.

Para Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, com especialização em Harvard – Graduate School of Education, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as profissões que não se adequarem às mudanças e necessidades atuais tendem a ser engolidas. "É preciso reinventar a profissão. Além da personalização, deve-se pensar no público do negócio e como atingi-los. Para isso, é preciso ir até o cliente, fazer um atendimento personalizado, oferecer soluções inovadoras e uma extraordinária experiência", destaca.

Sebos, locadoras de filme, alfaiates e mais profissões de comércio local costumam funcionar em estabelecimentos pequenos e de bairro, gerando uma característica muito comum entre eles que é fato de costumarem ser negócios entre família que são passados entre as gerações.

Por conta deste formato, muitos não se atualizam frente às inovações disponíveis para os afazeres cotidianos. Pensando nisso, Slivnik ressalta que a relação com o cliente pode ser um ponto para equilibrar essa questão. "Conversar com os clientes pode ser uma estratégia muito barata e impactante, o que proporciona uma maior probabilidade de ótimos resultados. É preciso estar atento às necessidades para gerar novas oportunidades", informa o especialista.

Dentro desse cenário de trabalhar com a família, o gestor destaca a importância de saber separar relação profissional e pessoal, a fim de que o negócio possa ser produtivo e a relação familiar mantida de forma saudável. "É preciso muita conversa e ter valores familiares sólidos, caso contrário, a tendência é destruir o negócio e, infelizmente, a família", informa.

Sobre os vínculos emocionais, é preciso saber suas influências, mas ainda assim reinventar e ressignificar a profissão e a forma de se fazer negócio, a fim de entender as necessidades específicas da nova geração de consumo para perpetuar essas profissões consideradas antigas e o estabelecimento possa continuar atendendo seus clientes e gerando bons resultados.

Slivnik salienta que "a mudança de mercado acontece diariamente", e separou cinco dicas para quem tem um negócio de família para que ele possa se perpetuar entre mais gerações. Confira!

1. Nunca leve discussões do trabalho para dentro de casa. É preciso saber separar para que as relações sejam sustentáveis.
2. Defina claramente o papel de cada um e respeite as decisões tomadas.
3. Defina um líder que tomará a decisão final nas discussões. Quando alguém tem, previamente combinada, essa função, fica mais fácil aceitar as decisões.
4. Fique atento à mudança de comportamento dos clientes. Escute eles, entenda o que eles verdadeiramente querem e esperam de você.
5. O melhor marketing é aquele que o seu cliente faz do seu negócio. Não simplesmente atenda as necessidades do seu cliente, exceda e vá além do que ele espera de você. Com isso, com certeza ele voltará e, melhor, trará novos clientes!

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.slivnik.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS