Brasil,

4 momentos para oferecer descontos aos clientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Trindade
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estoque cheio e custos fixos elevados são algumas das situações

Oferecer descontos é uma alternativa para ajudar varejistas em diversas situações cotidianas, quando há estoque em excesso, por exemplo, as ações promocionais podem ser excelentes aliadas. Porém, antes de adotar esta política, é necessário avaliar os prós e contras para não prejudicar as finanças do seu negócio.

Marcelo Caetano, sócio-diretor da Soluções VendaMais, que oferece diagnóstico, treinamentos e consultoria para a área de vendas de empresas de diversos segmentos, preparou 5 dicas que apontam em quais momentos é considerável pensar em descontos. "O cliente gosta deste tipo de prática, mas o segredo é não cometer excessos que podem tornar o desconto um problema de gestão financeira", explica Caetano. Confira abaixo:

Estoque cheio

Quando uma empresa faz uma compra equivocada de uma determinada mercadoria e fica com excesso de produtos em estoque, a melhor alternativa é criar uma campanha promocional. O especialista lembra que é mais vantajoso ofertar estes produtos a um preço menor do que recorrer aos empréstimos bancários para pagar o fornecedor.

Concorrente em ação

Ao saber que o concorrente adotou uma prática de preço agressiva, por exemplo, empresas não têm tempo de pensar em estruturar uma política de desconto. Entretanto, diante deste cenário, é preciso ser rápido na tomada de decisão, caso contrário, o seu produto ou serviço poderá perder espaço para outras marcas. Por isso, a dica principal é ficar sempre de olho no concorrente e estar preparado para adotar novas políticas de preços.

Custos fixos elevados

Os custos fixos elevados podem encarecer os produtos e, como isso, inviabilizar a comercialização. Neste caso, a orientação é reduzir o preço durante certo período para aumentar o giro e tornar o produto ou serviço mais conhecido dos consumidores, até que o preço possa ser regularizado novamente. De qualquer forma, será necessário avaliar a viabilidade de manter a comercialização da mercadoria, sem prejudicar as margens.

Degustação de novos produtos

Colocar um novo produto no mercado é sempre um desafio, mas é necessário ter cautela antes de sair por aí oferecendo descontos que podem minimizar a qualidade ou a eficiência do produto. A dica de Marcelo Caetano é comercializar a novidade durante a venda de um item já conhecido do consumidor, mas sem incorporar todo o preço. Desta forma, a empresa irá sacrificar a margem de lucro para promover a degustação. Mas atenção: isso só vale quando você fizer a venda em conjunto com um produto adicional, caso contrário, colocar um novo produto no mercado com uma estratégia promocional é desastroso para a imagem dele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar