Brasil,

5 erros comuns cometidos nos escritórios todos os dias e como evitá-los

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagens: divulgação Imagens: divulgação

No Brasil, há mais de 13 milhões de desempregados, cometer erros no trabalho não é algo desejado hoje em dia. Ainda mais aqueles facilmente cometidos e que podem ser evitados.

Master coach com mais de 20 anos de experiência, Villela da Matta, revela 5 erros comuns e explica maneiras não só de evitá-los, mas também ações que podem tornar você um profissional de destaque na empresa e no mercado. "Em toda a minha carreira como coach realizei inúmeros processos onde logo nas primeiras sessões conseguia extrair do meu coachee algumas falhas que fazem parte do comportamento corporativo cotidiano. Parecem óbvias, porém muita gente as comete e continuam cometendo por anos", revela Villela.

1. Se setorizar demais. Se na revolução industrial ser focado em uma função foi bom, hoje não é. Profissionais que trabalham somente dentro da sua área estão perdendo competitividade. Mesmo que você faça uma função específica, é muito importante ter ideia do processo completo no qual seu trabalho está inserido. Desta forma, você pode sugerir melhorias, se preparar para atualizações, estudar novas técnicas, mostrar que tem competência para outras partes do processo. O mundo hoje exige que você tenha foco, mas que não deixe de olhar o movimento ao redor.

2. Falar, falar, falar. Comunicação sem dúvidas é importante, tanto que é uma das chamadas competências do século XXI. Porém, como diz a sabedoria popular, tudo que é demais transborda e o de menos também não ajuda. Ser conhecido como o falastrão, brincalhão, não é necessariamente a melhor competência para um profissional que quer se destacar. Muito menos, por ser aquele que nunca ouviram a voz, nem leram uma resposta de e-mail. Brincadeiras para os intervalos, comunicação objetiva, com discurso organizado, bullets, esquemas e equilíbrio entre muito e pouco, é o caminho.

3. Perder a noção do tempo. Produtividade não é sinônimo de horas trabalhadas e está diretamente ligada à assertividade, priorização de atividades, disciplina e organização. Ter uma jornada muito diferente dos demais funcionários do setor é um erro comum e que desperta atenção, preocupação. O funcionário almejado é o que realiza suas atividades, cumpre suas entregas no prazo e procura manter a jornada de trabalho sem horas extras. Se o caso é de excesso de trabalho, é importante comprovar com dados, relatórios e números a necessidade de um assistente, uma ferramenta ou um fornecedor.

4. Se distanciar e esquecer da oferta final. Grandes empresas possuem tantos departamentos que é comum profissionais de alguns deles esquecerem a fonte de renda principal da empresa. Reclamam em público de produtos e serviços, falam bem de concorrentes, têm desdém pelo consumidor da oferta final. Não é necessário nem explicar este item. Freud explicaria melhor.

5. Não ouvir. Se ouve cada vez menos, literalmente. Há setores onde em bancadas inteiras os funcionários usam fones. Ok, tirando essa constatação tecnológica, ouvir aqui tem o sentido de aceitar ideias, propostas, sugestões, considerações. A velocidade e a emergência das entregas contribuem ainda mais para essa "epidemia da surdez". Não há tempo para ouvir a equipe, mas há tempo para refazer 3 vezes o mesmo trabalho. Será que se ele fosse fruto de uma apuração maior teria que ser refeito tantas vezes? Quando a gente ouve, novas conexões são despertadas em todos e aí surgem outras e outras e voilà, temos grandes resultados, ideias e descobertas.

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

Fundada por Villela da Matta e Flora Victoria, precursores no atendimento de coaching no Brasil, a SBCoaching é hoje referência nacional e internacional na técnica. Com quase 20 anos de mercado, é integrante do LIDE e única empresa do segmento que oferece todo tipo de serviço e produto relacionado ao coaching. São 91 unidades, 300 funcionários, atendimentos e soluções corporativas realizados em 3 mil empresas, formações, especializações, treinamentos e eventos internacionais com realização própria, projetos de empreendedorismo social e um recente programa de microfranquias. Com mais de 30 mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching é líder no mercado de formações em coaching e possui uma sólida e ativa rede de profissionais em sua base de alumnis. Como mais um diferencial, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento e mantém um núcleo composto por profissionais com ampla formação acadêmica, responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas, pesquisas, parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Mais informações: www.sbcoaching.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar