Varejo: Três pilares para melhorar o desempenho de uma loja
Entender o caminho até a compra e incentivar os colaboradores estão entre as recomendações da ShopperTrak
O varejo brasileiro caminha para o segundo ano de expansão no seu faturamento real. Para 2019, a projeção é de aumento de 5,2%. As informações são de um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para a ShopperTrak, líder global de inteligência de tráfego de clientes no varejo, as lojas físicas precisam aproveitar o momento e focar na experiência de compra do cliente.
“Os hábitos dos consumidores estão mudando em um ritmo acelerado. Com isso, os varejistas precisam promover um serviço de alto nível, seja qual for a jornada de compra”, explica Marcelo Quaiatti, diretor da ShopperTrak no Brasil. “Para isso, é preciso medir e incentivar o desempenho de cada estabelecimento”, destaca.
O executivo listou três princípios que devem ser levados em consideração pelos varejistas e que garantem uma boa performance de loja.
1. Entender o caminho até a compra
Para Quaiatti, está cada vez mais difícil identificar os padrões de compra dos consumidores. Os clientes não fazem mais jornadas diretas ao pesquisar e comprar, o que dificulta as decisões de investimento dos varejistas. Por esse motivo, várias lojas estão perdendo a oportunidade de monitorar quantas pessoas entram no estabelecimento em determinado momento e reagir de acordo com esses dados.
Segundo a ShopperTrak, quase 50% dos varejistas não conseguem prever o tráfego de clientes. Hoje, soluções de análise avançadas fornecem dados em tempo real que, quando comparados a métricas importantes, oferecem informações sobre áreas do negócio, como eficácia de promoções e taxas de conversão. Com isso, os varejistas podem adotar uma abordagem com boa relação entre custo e benefício, entregando aos consumidores uma experiência personalizada e de alto nível e aumentando o volume de vendas.
2. Disponibilizar mercadorias e ter controle do estoque
A disponibilidade e a transparência do estoque podem fazer um varejista se destacar da concorrência. Os consumidores de hoje demandam rapidez e não hesitam em buscar outro estabelecimento se não estiverem satisfeitos. Um gerenciamento eficaz de estoque também é essencial no nível operacional, especialmente devido à pressão para que as lojas maximizem o retorno por espaço físico em um período de alta de tarifas e de aluguel.
Segundo a ShopperTrak, apenas 40% dos varejistas gerenciam o desempenho e as métricas de rotatividade do estoque de maneira consistente no nível de loja, o que pode levar à perda de oportunidades de satisfazer o consumidor. Ter o produto certo na hora certa e promover a visibilidade do estoque para toda a empresa são medidas cruciais.
3. Empoderar os colaboradores da loja
Os funcionários são os ativos mais valiosos de um varejista, embora muitos deles não sejam mobilizados de forma eficaz. De acordo com levantamentos da ShopperTrak, os varejistas gastam 70% do tempo lidando com tarefas operacionais e utilizam apenas 30% do horário para atender clientes.
Se o engajamento dos consumidores é o que faz uma experiência em loja se destacar, um colaborador usaria melhor seu tempo ao oferecer ajuda e orientação para compras ou cuidar para que as filas de pagamento não fiquem longas demais. Os varejistas podem entender melhor a força de trabalho se também levarem em consideração fatores como taxa de engajamento, eficácia dos turnos de trabalho e relação entre custo laboral e vendas - antes de tentarem solucionar as ineficiências que os impedem de prosperar.
Segundo Quaiatti, para melhorar o desempenho de uma loja, é preciso adotar uma abordagem holística. “Os varejistas precisam avaliar todos os níveis do negócio para identificar onde é possível aprimorar a eficácia operacional e de vendas”, explica. “As empresas que geram informações sobre o estabelecimento a partir de dados em tempo real, e avaliam seu desempenho, estão mais preparadas para modernizar as operações e melhorar a qualidade do relacionamento com os consumidores”, conclui.
Sobre a ShopperTrak
A ShopperTrak é o principal fornecedor mundial de inteligência de tráfego de clientes, oferecendo informações sobre o comportamento do consumidor para melhorar a rentabilidade e eficiência. Por meio do uso de suas soluções, a ShopperTrak possibilita que os clientes compreendam melhor quem visita suas lojas, aprimorem a experiência de compra e, finalmente, aumentem o tráfego, a conversão e o ticket médio.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário