Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Três perguntas para Fernando Diniz, presidente da ONG Trânsito Amigo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguradora Líder
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Criador e presidente da ONG Trânsito Amigo - Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito, Fernando Diniz tem dado contribuições relevantes ao debate sobre segurança no trânsito desde que perdeu o filho mais velho em um trágico acidente de trânsito, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2003. Além de participar ativamente de conferências sobre o tema no Brasil e no mundo, com atuação destacada especialmente nos fóruns organizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), Diniz foi um dos principais mentores e teve papel decisivo na aprovação da Lei 11.705/08, a chamada Lei Seca. Atuou, ainda, no desenvolvimento da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro que, por sugestão da Trânsito Amigo, se diferencia daquelas desenvolvidas nos demais estados por envolver, de maneira integrada, ações do Detran, Guarda Municipal, das Policias Civil e Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Integrante da Câmara Temática de Educação e Habilitação do Contran, Diniz defende que os condutores devam ter uma formação de excelência e que as leis sejam mais rigorosas na punição de infratores, a fim reduzir o número de acidentes fatais no país.

O Governo Federal retomou o processo de discussão para reformular as regras de formação de condutores. Como enxerga esse tema no país?

A formação de condutores, principalmente a teórica, é tão importante que deveria ser iniciada no ensino básico. Conheço experiências desse tipo que são muito bem-sucedidas. Quando falamos dos CFCs (Centros de Formação de Condutores) estamos tratando de gerações futuras de motoristas e precisamos formar adultos responsáveis no trânsito, que é um ambiente compartilhado por todos, embora não o considere um espaço democrático, conforme definido por muitos, visto que a democracia pressupõe o respeito ao direito do outro viver bem e melhor. E não é isso o que acontece no Brasil, onde o trânsito mata de maneira indiscriminada. Por isso, defendo educar as crianças e punir adultos infratores. É preciso ter leis cada vez mais rigorosas para dar fim à impunidade. Estou há 16 anos nessa causa e não vou parar nunca.

Estatísticas do Seguro DPVAT apontam que o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito é alarmante, indicando que o Brasil, possivelmente, não conseguirá cumprir a meta da ONU de reduzir à metade as mortes decorrentes de acidentes até 2020. Como vê essa situação?

Devo dizer que as estatísticas do DPVAT são as mais confiáveis que conheço e que as utilizo em minhas apresentações, pois, no Brasil, os índices oficiais se baseiam nas mortes ocorridas no momento dos acidentes, enquanto que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5% dos feridos morrem em até 30 dias após o registro dessas ocorrências, em casa ou nos hospitais. Quando estamos falando de vidas, qualquer imprecisão estatística é inaceitável. Ainda assim, o Brasil, infelizmente, tem demonstrado que não vai atingir a meta.

Como tornar o trânsito menos violento?

Queremos transitar – seja dirigindo, andando ou de bicicleta – com segurança. O Poder Público tem obrigação de garantir a segurança no ambiente viário. De que maneira? Melhorando as leis, investindo mais. A legislação tem que ser respeitada e a fiscalização e a punição devem ser rigorosas. Eu vou encerrar com uma frase que não canso de repetir: ”No trânsito, faça a sua parte sempre com muita responsabilidade porque ninguém está livre de se tornar a próxima vítima”. A sociedade tem que se unir em torno dessa ideia! A VIDA AGRADECE!

Mais detalhes sobre a ONG podem ser conhecidos no site www.transitoamigo.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar