Entendendo a Cabeça do Cliente
José Geraldo de Barros Coscelli*
Quem vem acompanhando a evolução e o amadurecimento do mercado de marketing digital deve estar percebendo uma mudança nos humores dos clientes. Como aconteceu com outros setores, a partir de um determinado ponto de maturidade, já não se aceitam mais determinados comportamentos por parte dos fornecedores.
É exatamente este o momento vivido hoje pelas agências de marketing digital. Mais maduros, os clientes já não aceitam mais as soluções oferecidas como verdades absolutas. E eles estão certos! Até bem pouco tempo, era comum vermos agências conquistarem o mercado oferecendo soluções prontas, construídas a partir de alguma inovação ou parceria estabelecida.
Por um tempo o modelo funcionou. Como tudo era novo, era preciso que o atendimento fosse padronizado e o cliente percebesse que estava recebendo o mesmo atendimento que seu concorrente. Essa padronização também ajudou bastante no estabelecimento das primeiras métricas. Partindo do mesmo ponto, ficou mais fácil para as áreas de marketing das empresas perceberem aonde elas conseguiam chegar em relação, mais uma vez, aos seus concorrentes.
Vivemos por um período – curto, porque as coisas evoluem depressa – uma situação bem parecida com a vivida pelo mercado de automóveis no início do século XX. Naquela época, Henry Ford lembrava que seus clientes poderiam ter carros da cor que quisessem, desde que fossem pretos. Também no marketing digital, ainda hoje encontramos agências que prometem o resultado que o cliente quiser, desde que a partir da mesma solução.
Isso começa a mudar no momento em que os clientes percebem que os resultados podem ser ainda melhores se eles puderem contar com agências que lhe entendam mais do que peçam que ele as entenda. O jogo virou. O mercado já entendeu como o marketing digital funciona. Agora é o momento de as agências entenderem como seus clientes funcionam e, partir daí, propor soluções que se adequem especificamente àquelas necessidades.
Não se trata apenas de começar a ouvir. O movimento exige que os atendimentos mudem de perfil. Eles precisam se transformar em especialistas, não mais da solução que oferecem ao mercado, mas das demandas de seus clientes. O segredo é entender a cabeça do cliente e, com isso, buscar a solução, ou soluções, que mais se adequem a ele.
É uma transformação e tanto. Implica em mudança de perfil e também no abandono daquela solução ou plataforma que até aqui fez a história daquela agência. Tudo bem. Não se trata de abandonar por completo: sempre haverá clientes demandando soluções prontas. Mas seguir em frente e continuar crescendo vai exigir a criação de um perfil menos comercial e mais consultivo.
O mercado está mudando. E quem quiser acompanhar a mudança precisa começar a se mexer. Agora!
*José Geraldo de Barros Coscelli é CEO e fundador da Seven7th, agência de marketing digital consultivo
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário