Brasil,

Soft skills: consultor lista habilidades comportamentais em alta no mercado de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabrina Hoffmann
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Roberto Vilela, consultor empresarial Roberto Vilela, consultor empresarial Crédito: Daniel Zimmermann

Roberto Vilela destaca algumas atitudes que não estão diretamente ligadas ao currículo ou à profissão, mas que serão cada vez mais solicitadas pelas empresas. Comunicação, resiliência e criatividade são algumas delas

Talvez você já tenha ouvido o termo e basta uma pesquisa rápida para entender que se trata de uma tendência no mundo do RH. As chamadas soft skills são aquelas habilidades muitas vezes difíceis de mensurar, mas que fazem a diferença na busca por colocação profissional. Diferentemente das hard skills – ligadas à profissão, como uma técnica específica ou a facilidade em desenvolvimento de software, por exemplo – as soft skills estão ligadas ao comportamento. E elas estão em falta: um estudo da Capgemini com mais de 1,2 mil executivos revelou que aproximadamente 60% das empresas pesquisadas sofrem com carência destas habilidades.

O consultor empresarial e palestrante Roberto Vilela destaca que são justamente estas características que podem destacar um profissional que esteja em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho. “As soft skills estão em alta porque nos últimos anos empresas e profissionais focaram nas habilidades profissionais que até então eram vistas como essenciais. Buscar especialização, saber programar, conhecer o universo das vendas. A questão é que algumas habilidades que eram inerentes à nossa rotina foram suprimidas e hoje são difíceis de encontrar. Poucos desenvolveram, na busca pelo sucesso, senso de empatia, uma boa comunicação, habilidade de liderança. E são estas qualidades que estão sendo consideradas o futuro do mercado de trabalho”, destaca.

Roberto avalia que as soft skills são tão importantes quanto habilidades operacionais e reforça: trabalhar a inteligência emocional é o segredo para quem quer turbinar o currículo. “O avanço tecnológico criou uma geração de profissionais com grande dificuldade de conviver e trabalhar em equipe. E isso tem prejudicado os resultados das empresas, que já atuam em ações de desenvolvimento de habilidades comportamentais”, explica.

Cinco soft skills para ficar de olho em 2019

De acordo com o consultor empresarial, cinco habilidades podem ser destacadas como essenciais. “A primeira delas é a empatia no universo corporativo. Se colocar no lugar do outro garante que você vá entender melhor as necessidades do cliente e, consequentemente, atuar de forma mais assertiva na resolução dos desfios. Outra questão é a comunicação. Em tempos de aplicativos e redes sociais, saber se expressar e entender o timing do seu cliente é um grande diferencial”, comenta.

Criatividade também é essencial, não só na resolução de problemas, mas para tornar o profissional mais engajado. “Pensar fora da caixa nunca foi tão importante. Precisamos inovar de dentro pra fora e entender que essa ação nem sempre está ligada à tecnologia. Por fim, acredito que ter resiliência, se adaptando às dificuldades e desafios do mercado, e ética para atuar com responsabilidade não podem ficar de fora dessa lista”, lista Roberto.

Mas, afinal, como desenvolver as soft skills? Para o consultor, além de estudos e apoio de especialistas, é preciso que o profissional dê um passo atrás. “Reveja seus conceitos e sua atuação, avalie de forma crítica o seu modelo de trabalho, esteja aberto à mudança. Desenvolver estas habilidades depende, especialmente, da proatividade de cada profissional”, conclui.

Sobre o consultor

Roberto Vilela, é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar