Brasil, 25 de Abril de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Três fases fundamentais para o processo de sucessão familiar nas empresas

Três fases fundamentais para o processo de sucessão familiar nas empresas

Empresas familiares ocupam mais de 90% do mercado brasileiro. Do total, 30% chegam à segunda geração e apenas 5% à terceira geração.

São dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que mostram através de números como a maioria das organizações não está preparada para a sucessão. “A falta de um planejamento estratégico e das práticas de gestão adequadas fazem com que essas empresas não consigam se manter após a mudança de líder. Por isso, a maioria quebra ou é vendida”, comenta a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini. Como evitar o fracasso? O que faz uma organização familiar fracassar ou alcançar o sucesso? A especialista revela ainda três fases fundamentais do alinhamento estratégico para vencer a sucessão familiar:

1. Preparação: todo o processo de sucessão em uma empresa inicia muito tempo antes do anúncio de que uma nova pessoa irá assumir a direção. A premissa é que, pelo menos, deveria ser assim, para que o sucessor esteja preparado tecnicamente e emocionalmente para isso. Um pouco antes desse momento do anúncio é preciso iniciar o planejamento sucessório, a parte prática, jurídica e administrativa. A intenção é que tudo esteja adequado quando a transição realmente ocorrer.

2. Adaptação: o sucessor precisa de um período para se adaptar às mudanças e novas responsabilidades. Assumir a direção de uma empresa é sempre um desafio, mas fica ainda mais difícil quando se trata de um negócio que é também um patrimônio familiar. Nesse caso, o medo de errar vai além da situação financeira, atingindo a parte emocional, a pressão de impressionar os pais e a vontade de manter o nome da família. É muito comum percebermos que o conflito de gerações pega fortemente neste processo. E é fácil entender. O filho que tem acesso a muitos conhecimentos e tecnologias que o pai não tinha quando iniciou o negócio vê muita coisa a ser mudada e muitas vezes tem perfil oposto. Outras vezes, é visto como um menino pelo alto escalão que pode estar há muito mais tempo na organização. O pai ou a mãe têm ainda o costume de ver os filhos como crianças e nem sempre reconhecem seu profissionalismo.

3. Atuação: para iniciar a atuação de fato, é necessário que o sucessor tenha se preparado para transmitir confiança ao sucedido, traçando um plano de desenvolvimento contínuo para si, para a sua equipe e para o patrimônio. Tem que se sentir desafiado e, ao mesmo tempo, seguro e preparado o suficiente para o desafio. Uma dica importante é delinear os objetivos pessoais e profissionais alinhados com a empresa. O processo de sucessão familiar pode dar certo, depende da confiança de todos da empresa, dos sucessores e da preparação do sucessor. Essa tríade – sucessor, sucedido e empresa – precisa estar em perfeita sintonia. Afinal, um depende do outro. E para os três é essencial um plano estratégico concreto, aplicável e que dê resultados.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Victória Girotto – – (47) 3322-0545 / 9 9994-1484

Effecta Coaching
Rua Almirante Barroso, 730 – Vila Nova
Blumenau (SC)

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !