Brasil,

Responsabilidade individual, efeito coletivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Dia Mundial da Saúde estimula uma análise das condições dos serviços públicos nesta área e uma reflexão sobre o papel das pessoas na prevenção e transmissão de doenças, dos cuidados mais básicos aos benefícios da tecnologia

*Por Antonio Luis Francisco (PJ)

O dia 7 abril é definido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial da Saúde. Paralelamente aos importantes avanços da ciência em favor do controle e da cura dos mais diversos males, vê-se, diariamente, o quanto há por fazer desde as questões mais básicas da saúde, área que, aliada a fatores estruturais, como distribuição e tratamento de água, provoca preocupação em escala mundial.

Os desafios são imensos. A eliminação ou controle de doenças não é fácil nem rápido, especialmente num mundo tão globalizado. Vide o Influenza, o vírus causador da gripe, que em suas mais diferentes cepas ainda não foi controlado e circula com alta velocidade em todo o mundo.

A população está sujeita a fatores adversos. O desenvolvimento e a transmissão de doenças é bastante influenciada pela pobreza, pela falta de políticas de saneamento básico e de prevenção, o baixo acesso à formação e informação, além de aspectos culturais e comportamentais, que dificultam a adoção de práticas mais protetivas.

De acordo com o Portal da Transparência, da Controladoria Geral da União, neste ano, serão destinados à área da Saúde, R$ 122,62 bilhões. A realidade vivenciada pelos brasileiros, especialmente nos últimos anos com o aumento do número de pessoas em busca de serviços públicos nesta área, no entanto, expõe a dificuldade do Estado para oferecer um bom atendimento básico na rede pública, desde o atendimento emergencial ou ambulatorial, até tratamentos de alta complexidade. Se faz urgente a melhoria geral das condições de saúde.

Cotidianamente, nos mais diferentes ambientes, todos estão sujeitos a situações e organismos que afetam a saúde das pessoas. Novas doenças surgiram nos últimos anos e outras já sob controle retornam com força e muitos desses males podem ser evitados.

A responsabilidade, entretanto, é de todos. Proteger a saúde depende, primeiramente, de cada um de nós. Sabe-se que cuidados básicos podem evitar uma série de doenças, inclusive, fatais, e evitam que outras pessoas sejam colocadas em risco.

De simples hábitos, como lavar as mãos e cuidar do nosso lixo e do nosso quintal e vacinar nossos filhos, à medidas mais amplas, como higienizar ambientes coletivos, como shoppings e áreas de trabalho, especialmente em ambientes controlados, como empresas do setor alimentício ou hospitalar, devemos adotar posturas mais proativas quando se trata de saúde.

A tecnologia ajuda muito, a exemplo dos diversos equipamentos que possam contribuir com a limpeza e desinfecção de ambientes, como lavadoras de alta pressão, limpadoras de pisos, aspiradores de pó e líquidos, máquinas com a vantagem adicional de economizar água e energia, que utilizam água de reúso e permitem a higienização com água fria ou quente, atendendo a diversas necessidades.

Fazer o básico bem feito é um passo importante para evitar muitos males e reduzir os custos com saúde. Tudo parte, porém, da conscientização do quanto nossas atitudes fazem toda a diferença para a sociedade.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em soluções para limpeza e higienização.

JactoClean
Telefone: (14) 3405.3032 - SAC: 0800-131513

www.jactoclean.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar