Como as empresas podem criar uma cultura de igualdade para mulheres?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto

Por Marina Tonin Agranionih, responsável pelo Time de Cultura da Pipefy

Esse ano, na Pipefy, nós decidimos comemorar o Dia das Mulheres de uma forma diferente do que estávamos acostumados. Em vez de presenteá-las com flores, chocolates ou massagem, nós optamos por ações que empoderassem as mulheres da Pipefy, mostrassem seus objetivos, metas, sonhos e que contribuíssem diretamente para essas realizações.

A cultura da Pipefy é definida pelo #Honeybadger, que significa não ter medo de fazer as coisas acontecerem?—?as pessoas que trabalham aqui têm esse perfil e são encorajadas diariamente a serem melhores, a buscarem soluções para diferentes problemas e a fazerem acontecer, sem importar idade, experiência ou qualquer outra característica "limitante".

E isso vale para todo mundo, todos têm o ímpeto de crescer como profissionais, serem líderes de mudanças e causar impacto positivo por onde passam.

Por isso, esse Dia das Mulher fez muito sentido para a gente. Nós nos juntamos ao movimento #balanceforbetter, que significa um compromisso com a igualdade. Nas palavras da Annabel Edelson: "Igualdade não é uma questão específica da mulher, a igualdade se aplica a todos e, na Pipefy, nós estamos trabalhando para criar esse senso de equilíbrio em todos os aspectos".

Nós queremos criar um ambiente de respeito, inclusão e senso de pertencimento. Por isso, todas as ações que tivemos nesse dia impactaram a empresa inteira. Nós demos voz para as mulheres que trabalham aqui, porque sabemos que ainda não somos 100% igualitários e encorajamos toda a empresa e dar suporte e trabalhar para que isso aconteça.

Então, para comemorar esse dia tão significativo e importante para a gente, criamos uma trilha de ações:

1) Para começar o dia quando o pessoal chegou no nosso escritório, se depararam com posters espalhados pelo escritório com frases sobre sonhos, metas, objetivos e inspirações das mulheres que trabalham aqui. Esses posters celebraram e reconheceram as mulheres da Pipefy, porque nós temos muita sorte em tê-las no nosso time e todas têm algo importante para compartilhar.

Uma imagem contendo interior, parede Descrição gerada automaticamente

2) Como um presente para todos, compramos alguns livros para os nossos escritórios que contam histórias de mulheres incríveis e que tem como objetivo empoderar a todos por meio de histórias inspiradoras. Os livros foram:

Uma imagem contendo livro, interior, sentado, texto Descrição gerada automaticamente

Girlboss - Sophia Amoruso
Bossypants - Tina Fey
Lean In - Sheryl Sandberg
Playing Big - Tara Mohr
Own It - Sallie Krawcheck

Eu recomendo a leitura de todos, são livros incríveis.

3) No final do dia tivemos um talk muito inspirador com a Camilla Junqueira?—?CEO da Endeavor Brasil e reconhecida como uma das mulheres mais influentes do Brasil pela Forbes. A Camilla compartilhou a sua história com a gente e contou mais sobre os desafios que passou para chegar onde está.

Uma imagem contendo foto, pessoa Descrição gerada automaticamente

4) Nós lançamos um projeto interno para ensinar programação para todos que têm interesse. Hoje nós temos um gap muito grande em relação a profissionais mulheres na área de engenharia no mundo todo e nós optamos por começar a formar pessoas nessa área para que quem tenha interesse possa seguir sua carreira profissional como desenvolvedorxs.

5) O nosso time de marketing entrevistou diferentes mulheres da Pipefy e fez um Q&A muito inspirador sobre a importância desse dia em suas vidas. Encorajo a todos lerem essas entrevistas?—?elas estão maravilhosas.

Mais do que essas ações, nós firmamos um comprometimento interno para trabalhar por mais igualdade dentro da nossa empresa, sem deixar de lado o respeito por todos.

Por isso tudo esse Dia Internacional da Mulher foi muito especial para mim, porque nós efetivamente estamos criando impacto para um mundo mais igualitário e eu tenho um orgulho imenso de fazer parte desse primeiro passo.

Essas ações foram feitas em conjunto entre o time de Cultura e do DIB Project (diversity, inclusion and belonging), que está fazendo um trabalho incrível trazendo esse debate para a Pipefy?—?obrigada Annabel Edelson, Mauricio Munarini e Daniely Gomes por trazerem esse projeto para a Pipefy.