Brasil,

A diversidade é interseccional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Carolina Ignarra, sócia fundadora da Talento Incluir*

A interseccionalidade é a sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação. É a soma de várias formas de opressão, que tratamos como 'sistema opressor'.

Quando falamos em diversidade, nos ambientes profissional e social, costumamos separar os grupos considerando mais oprimidos no contexto (LGBTQI+, Pessoas com Deficiência, Negros, Gerações, Gênero, Religião, etc). Assim, formamos pilares da diversidade e quando olhamos o ser humano com um todo, percebemos a existência da interseccionalidade, ou seja, uma mulher, pode ser negra, lésbica e ter deficiência.

No momento em que o empoderamento feminino, direitos da mulher, os avanços no mercado de trabalho, vem ganhando destaque, precisamos considerar que hoje, a luta feminina enfrenta três, quatro ou mais características oprimidas, além do fato de ser mulher. Esse é somente um dos inúmeros exemplos de interseccionalidade.

É sobre essa ótica que as empresas passam a ser desafiadas para pensar em diversidade. Não apenas como uma exigência de lei, mas como uma forma legítima de inclusão de minorias oprimidas em um só indivíduo.

Uma pesquisa recente sobre diversidade nas empresas, realizada pela Talento Incluir em parceria com a Vagas.com apontou que mulheres, negros, pessoas com deficiência e profissionais mais experientes e qualificados foram os mais afetados em processos de recrutamento e seleção.

Desse grupo de candidatos, 50% dos respondentes já se sentiram prejudicados em dinâmicas seletivas. Alguns perfis foram mais lesados, 54% de mulheres, 55% de pessoas negras, 59% de pessoas com deficiência, 64% de pessoas com mais de 55 anos e 59% de pós-graduados.

Portanto, não é mais possível falar em programas de diversidade e inclusão completos sem pensar de que forma atender às especificidades de cada pilar, ao mesmo tempo e com o mesmo respeito. A diversidade além de ser aceita e respeitada, deve ser incentivada.

Fortalecer a cultura inclusiva diminui a exclusão de pessoas de grupos menos favorecidos e o primeiro passo é observar a ausência de representantes dos pilares da diversidade nos ambientes profissionais e sociais.

Sobretudo, a teoria da interseccionalidade aparece com mais clareza quando assumimos o preconceito. Reconhecer os comportamentos pré-estabelecidos ajuda a evitá-los. Após o reconhecimento, buscar informações nos ajudam a formar opiniões mais justas e coerentes. O debate, a mentoria, o diálogo são ricas fontes para buscar e disseminar informações.

Assim, é possível quebrar barreiras atitudinais, inovar, entender que uma característica não pode inferiorizar um indivíduo e ser a soma de várias qualidades nos torna mais plural, criativo e interessante.

*Sobre Carolina Ignarra

Sócia e fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra é formada em educação física, pós-graduada em dinâmicas dos grupos e especialista em neuroaprendizagem. Há 18 anos atua em programas de implantação de cultura inclusiva nas organizações e trabalha para a inclusão sócioeconômica de profissionais com deficiência.

Carolina Ignarra, é a vencedora do Prêmio Veja-se 2018 - categoria Diversidade - promovido pela revista Veja, da editora Abril, para reconhecer e valorizar histórias de cidadãos excepcionais que se destacaram em 2018, como agentes de mudanças na sociedade brasileira. É palestrante em importantes congressos e eventos sobre inclusão, como: "Encontro de Cidadania Corporativa, da Revista Gestão & RH"; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); RH Congresso; Fórum Vagas, entre outros. Também é autora dos livros: "INCLUSÃO – Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência" e "Maria de Rodas – delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes".

Sobre a Talento Incluir

A Talento Incluir é uma consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho. Desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção, de profissionais com deficiência, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor. Fundada há 10 anos, a Talento Incluir já proporcionou emprego mais de 5.000 pessoas com deficiência a partir de uma preparação exclusiva e diferenciada. Além disso, aplicou programas de treinamentos exclusivos para inclusão corporativa em mais de 280 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Gol, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar