Brasil, 22 de Abril de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Navio com veículos para o Brasil afunda na costa atlântica da França após incêndio

Aparecido Rocha Aparecido Rocha

O navio de carga italiano Grande America, modelo “Roll on-Roll off”, mais conhecido como Ro-Ro, afundou a cerca de 330 quilômetros da costa atlântica na França depois que o resgate não conseguiu apagar um incêndio que tomava conta da embarcação em 12 de março de 2019.

O Grande America é um navio construído em 1997, especifico para o transporte de veículos e operado pela empresa Grimaldi Group SPA.

Dois dias antes do naufrágio, o navio reportou um incêndio a bordo enquanto navegava no Golfo de Biscaia durante uma viagem de Hamburgo, na Alemanha, para Casablanca, no Marrocos. O incêndio começou em alguns contêineres e se intensificou nas 24 horas seguintes. Todas as 27 pessoas a bordo (26 tripulantes e 1 passageiro) se salvaram após abandonar o navio e entrar em um barco salva-vidas e ser resgatados pela fragata HMS Argyll da Marinha Real Britânica.

Embora a equipe de salvamento tenha trabalhado exaustivamente no combate ao incêndio, não foi suficiente para extingui-lo. Além disso, muito provavelmente a quantidade de água utilizada para tentar controlar o fogo contribuiu para que o navio adernasse e em seguida afundasse rapidamente em um local do mar com profundidade de 4.600 metros.

A causa do incidente será investigada, contudo certamente não será um claim de fácil liquidação e já desperta a atenção de seguradoras e resseguradores envolvidos na garantia do seguro de transporte internacional. Uma série de fatores deverá ser considerada. Primeiramente, é preciso identificar o termo de Incoterms negociado, através do qual será conhecido o momento exato da transferência de responsabilidade sobre os veículos transportados, bem como quem deverá acionar o seguro, isto é, o vendedor ou comprador.

Outro aspecto que será considerado pelas seguradoras é a questão da idade do navio. De acordo com as condições do seguro de transporte internacional, para viagens em navios com mais de 20 anos, é preciso a autorização da seguradora, o que dificilmente é observado pelos importadores e seus agentes. O Grande America tinha 22 anos de idade.

O navio transportava muitos veículos destinados às montadoras brasileiras e as perdas são consideráveis. O escritório SMERA-BSI foi nomeado por diversas seguradoras para administrar seus interesses e de seus clientes com cargas embarcadas no Grande America e para acompanhar as investigações que já começaram.

Aparecido Rocha – insurance reviewer

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !