51% das empresas não possuem política para reter talentos, diz estudo da Hays
Levantamento realizado com mais de 400 empresas destaca que apesar da pressão em encontrar profissionais, empresas ainda não priorizam a questão
Em um mercado cada vez mais complexo, competitivo e em desenvolvimento, neste ano a retenção de talentos será o diferencial no mercado de trabalho brasileiro. Apesar disso, 51% das empresas ainda não empregam uma política de retenção de talentos, segundo a Análise de Tendências & Salários do Brasil 2019.
Nas empresas em que há políticas de retenção de talentos, o bônus anual é a principal estratégia adotada, com 60%. Na sequência, a mentoria (56%) e, em terceiro lugar, as gratificações pelo alto desempenho (47%).
A oitava edição do estudo, publicado pela Hays, líder mundial em recrutamento, sobre o mercado de trabalho no país foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2018, e reuniu a opinião de 2.600 profissionais e mais de 400 empresas de todos os portes e dos principais setores produtivos brasileiros.
"Neste mercado em desenvolvimento, com habilidades em evolução e requisitos comportamentais, a retenção de talentos será um foco importante", comenta Jonathan Sampson, diretor-geral da Hays Brasil & LATAM. "As empresas estão dando ênfase aos bônus anuais e aos benefícios não salariais, incluindo mentoring para engajar os colaboradores e evitar perdê-los", destaca o executivo.
Por outro lado, as companhias que não possuem a política gostariam de adotar as bonificações por desempenho (37%), mentoria (35%) e depois, pacote de benefício diferenciado (26%).
O levantamento também identifica a oferta de benefícios. Em comparação ao ano de 2017, houve um aumento de 12% em relação às empresas que disponibilizam a opção de home office ou trabalho a distância e de 13% que oferecem flexibilidade de horário para os funcionários, considerado o terceiro benefício mais valorizado pelos profissionais, atrás apenas de plano de saúde (91%) e Vale-Alimentação/Vale-Refeição (73%).
"Há um grande descompasso no horizonte para as empresas brasileiras, a menos que ajamos e proativamente adaptemos nossa Employee Value Proposition para refletir o "novo" mercado que esperamos ver", aponta Sampson.
O estudo completo pode ser acessado pelo link: http://www.hays.com.br/guia-salarial-2019/
Sobre a Hays
Com mais de 50 anos de experiência em seleção de candidatos e líder mundial em recrutamento, o grupo colocou cerca de 70 mil candidatos em empregos permanentes e aproximadamente 240 mil pessoas em oportunidades temporárias.
Atualmente, a companhia possui três divisões de atuação:
- Hays Executive, destinada a contratar e realocar diretores e profissionais c-level;
- Hays Experts, especializada em fazer o recrutamento de profissionais de média e alta gerência;
- Hays Response, destinada a selecionar profissionais para oportunidades em níveis iniciais, como estágio, trainee e suporte à gestão.
No Brasil, atua por meio de escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas para oferecer recrutamento em todos os níveis hierárquicos, em 13 áreas de expertise, para vagas permanentes. Suas áreas de atuação são: Accountancy & Finance, Banking, Engineering, Human Resources, Legal, Logistics, Procurement, Life Sciences, Sales & Marketing, Oil & Gas, Retail e Information Technology para projetos e vagas de dinâmica diferenciada. Além disso, é a única consultoria do Brasil que tem uma divisão especializada em impostos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário