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51% das empresas não possuem política para reter talentos, diz estudo da Hays

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Veloso
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Levantamento realizado com mais de 400 empresas destaca que apesar da pressão em encontrar profissionais, empresas ainda não priorizam a questão

Em um mercado cada vez mais complexo, competitivo e em desenvolvimento, neste ano a retenção de talentos será o diferencial no mercado de trabalho brasileiro. Apesar disso, 51% das empresas ainda não empregam uma política de retenção de talentos, segundo a Análise de Tendências & Salários do Brasil 2019.

Nas empresas em que há políticas de retenção de talentos, o bônus anual é a principal estratégia adotada, com 60%. Na sequência, a mentoria (56%) e, em terceiro lugar, as gratificações pelo alto desempenho (47%).

A oitava edição do estudo, publicado pela Hays, líder mundial em recrutamento, sobre o mercado de trabalho no país foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2018, e reuniu a opinião de 2.600 profissionais e mais de 400 empresas de todos os portes e dos principais setores produtivos brasileiros.

"Neste mercado em desenvolvimento, com habilidades em evolução e requisitos comportamentais, a retenção de talentos será um foco importante", comenta Jonathan Sampson, diretor-geral da Hays Brasil & LATAM. "As empresas estão dando ênfase aos bônus anuais e aos benefícios não salariais, incluindo mentoring para engajar os colaboradores e evitar perdê-los", destaca o executivo.

Por outro lado, as companhias que não possuem a política gostariam de adotar as bonificações por desempenho (37%), mentoria (35%) e depois, pacote de benefício diferenciado (26%).

O levantamento também identifica a oferta de benefícios. Em comparação ao ano de 2017, houve um aumento de 12% em relação às empresas que disponibilizam a opção de home office ou trabalho a distância e de 13% que oferecem flexibilidade de horário para os funcionários, considerado o terceiro benefício mais valorizado pelos profissionais, atrás apenas de plano de saúde (91%) e Vale-Alimentação/Vale-Refeição (73%).

"Há um grande descompasso no horizonte para as empresas brasileiras, a menos que ajamos e proativamente adaptemos nossa Employee Value Proposition para refletir o "novo" mercado que esperamos ver", aponta Sampson.

O estudo completo pode ser acessado pelo link: http://www.hays.com.br/guia-salarial-2019/

Sobre a Hays

Com mais de 50 anos de experiência em seleção de candidatos e líder mundial em recrutamento, o grupo colocou cerca de 70 mil candidatos em empregos permanentes e aproximadamente 240 mil pessoas em oportunidades temporárias.

Atualmente, a companhia possui três divisões de atuação:

- Hays Executive, destinada a contratar e realocar diretores e profissionais c-level;
- Hays Experts, especializada em fazer o recrutamento de profissionais de média e alta gerência;
- Hays Response, destinada a selecionar profissionais para oportunidades em níveis iniciais, como estágio, trainee e suporte à gestão.

No Brasil, atua por meio de escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas para oferecer recrutamento em todos os níveis hierárquicos, em 13 áreas de expertise, para vagas permanentes. Suas áreas de atuação são: Accountancy & Finance, Banking, Engineering, Human Resources, Legal, Logistics, Procurement, Life Sciences, Sales & Marketing, Oil & Gas, Retail e Information Technology para projetos e vagas de dinâmica diferenciada. Além disso, é a única consultoria do Brasil que tem uma divisão especializada em impostos.


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