Agenda positiva anima pequenos empreendedores
O momento atual é motivo de entusiasmo. Mas como fazer para o negócio prosperar? O consultor Mauro Fontes explica
O microempreendedorismo brasileiro está aquecido. De acordo com relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) publicado no final de janeiro, 53% das empresas em atividade no Brasil são compostas por uma única pessoa, os chamados MEI – Microempreendedor Individual. Os dados mostram que a adesão ao sistema no Brasil, em meio à crise, além de continuar enorme, ganhou fôlego extra. Segundo dados do Serasa Experian, a cada dez segundos nasce um MEI no Brasil.
Mauro Fontes, consultor de negócios e empreendedorismo e CEO da Contabilivre, explica que este aumento exponencial se deve à popularização dos negócios MEI no Brasil. “Em 2018, cerca de 2 milhões de novas empresas foram abertas por meio do regime MEI, número que é 18% vezes maior do que o registrado há dois anos”, explica o consultor. “A modalidade veio para formalizar milhões de trabalhadores autônomos que não tinham emprego com carteira assinada e nem eram sócios de empresas no formato tradicional, fenômeno que ficou ainda mais consistente com a crise econômica no País”, comenta Mauro.
“O que se nota é que, após o novo Governo assumir, a comunidade empresarial ficou mais otimista, uma vez que a agenda do novo governo sinaliza com benefícios importantes para o setor, como a reforma tributária e desburocratização”, afirma Fontes.
Segundo pesquisa feita pelo Sebrae entre agosto e outubro de 2018, 46% dos empreendedores brasileiros apontaram o ano de 2018 como pior para os negócios. Mas quando o assunto era o que estava por vir, 67% desses empreendedores demonstraram ter expectativa positiva, acreditando que o ano de 2019 será melhor para suas empresas.
Estratégias para crescer
“Negócios expandem em tempos de fartura, mas é nos tempos difíceis que eles se consolidam”, explica Mauro Fontes. “Ao entrar em um período de expansão, uma ótima estratégia, para o empreendedor. é ser mais agressivo para conseguir capturar uma fatia maior de clientes”, comenta. “Se falharem, a perda não será tão sentida, pois o mercado estará vivendo uma boa fase, mesmo assim”, conclui.
Porém, é importante dizer que empreender com sucesso requer competências que vão além de ter uma boa ideia de negócio, aliada a capital para investir. Confira a seguir, quatro dicas do consultor Mauro Fontes para a manutenção e prosperidade da sua empresa.
- Conheça o ramo em que está empreendendo. A ausência de conhecimento prévio no setor do negócio é o principal motivo do fracasso de empresas no Brasil. Se estiver abrindo uma empresa em uma área desconhecida, é preciso investir fortemente em treinamentos, estágios, etc. Uma boa dica é trabalhar de graça em algum lugar do ramo, para adquirir conhecimento.
- Comece a entender e aprender cada vez mais sobre finanças. Nos primeiros anos de um negócio, é “suicídio” terceirizar a área financeira para um colaborador ou prestador de serviços. É o proprietário quem deve cuidar destes assuntos. Se não estiver familiarizado, invista em cursos, livros e, principalmente, adquira o hábito de acompanhar os números e indicadores da empresa. E faça disso um hábito diário.
- Saiba delegar tarefas. Se o dono do negócio estiver mais do que 20% do tempo envolvido com a operação, é um mau sinal. É preciso contratar bons profissionais e delegar a eles as principais funções operacionais da empresa. Isso vai fazer com que o proprietário foque seu tempo em atividades estratégicas, voltadas exclusivamente para o crescimento e consolidação do negócio.
- Ganhe o cliente. Em vez de investir pesado em anúncios, uma ótima dica é oferecer alguns produtos ou serviços gratuitamente ou com desconto relevante. Desta maneira, o empreendedor entrega seu próprio produto ou serviço na prática, o que é bem mais vantajoso. Além de mais econômica, esta estratégia tem tudo para contribuir para o fechamento de novos negócios. Invista.
O entrevistado:
Mauro Fontes, é especialista em contabilidade e administração de empresas, graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Hoje, CEO da Contabilivre, ele é dono de uma habilidade ímpar em oferecer consultoria contábil e tributária para empresas de diferentes portes. Mauro também é palestrante e mentor na área de empreendedorismo e gestão financeira.
Mais sobre a Contabilivre: liderada por seu fundador e CEO, Mauro Cesar Fontes, a startup está no mercado desde 2015. Voltada para o atendimento a micro e pequena empresas, comerciais ou prestadoras de serviços, a Contabilivre realiza toda a escrituração online, além de documentos como folha de pagamento, emissão de notas fiscais e guias de impostos. Possuem uma equipe de contadores motivados e prontos para agilizar e facilitar a vida dos pequenos empresários, que como sabemos, já enfrentam inúmeras dificuldades na condução de seus negócios. A ideia é que a contabilidade deixe de ser problema para virar solução e até motivo de felicidade, pois passa a demandar um esforço mínimo do empreendedor. Saiba mais em www.contabilivre.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário