Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

A DESMONTAGEM DA CORRETAGEM: Não existe venda casada no Brasil, mas existe União Estável na venda

Armando Luis Francisco Armando Luis Francisco

O verbete é meu: Não se trata mais de Venda Casada, mas de uma União Estável de interesses econômicos profunda e enraizada.

No passado lutávamos contra a venda casada nos bancos. Aliás, quem não recebeu uma intimadíssima proposta para comprar seguros na ocasião de um financiamento? Ninguém diz que existe isso, mas o fato é que virou costume, transformando-se numa espécie de Lei em branco . Talvez não chamemos isto de Direito Costumeiro, pela ordem. Pois ofenderia o Costume, que deveria a tese chamar-lhe bom.

E como, até hoje, ninguém confirma ou admite o casamento, pensamos que isso virou um conjugado sem ofício. E casamento sem papel é considerado União Estável. Negativamente, não estou colocando essa premissa no mesmo bloco definido pela constituição brasileira. Pois aquela é digna e familiar; coisa boa, natural e de Deus.

Mas o diabo da vantagem é que certas estipulações nos agridem vulgarmente, Basta dizer que, dificilmente, alguém exige de um subordinado que preste um serviço assim: Empurra o seguro prestamista dentro deste contrato. Ou faz ele assinar a proposta do carro no financiamento do automóvel. Ou põe o seguro da casa no custeio do financiamento, sem ele saber. Ou enfia o seguro de acidente pessoal no cartão de credito do cliente. Ou disfarça aquela capitalização debitada na conta do correntista. Mas é do tipo: Me ajuda aí a cumprir as minhas metas?

Justamente nas exigências do desempenho funcional está o sintoma da venda casada. No Brasil não dá para perceber. Ninguém quer falar a respeito. As autoridades fogem disso e o povo come o embrulho sem sal, empurrado como para um doente em cama de hospital. Me responda: Pode isto?

Mas o que isso tem a ver com o desmonte na corretagem? Tudo! Com corretor de seguro a venda casada é desarticulada. O corretor, muitas vezes, faz venda cruzada e não a venda casada. O corretor conhece as necessidades do consumidor e luta por ele. Por isso que seguro jamais deveria ser vendido sem corretor.

Presidente Jair Bolsonaro, um apelo, pois sua assessoria nos lê. O pedido é que interfiras neste mercado, para salvaguardar o consumidor. O corretor de seguros agradece!

Pra terminar, a união é estável, no sentido mais inquietante que a palavra possa significar. E permite interpretar como uma estabilidade do erro, do vício, do compromisso ilegal.

Armando Luis Francisco
Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS