Presidente da Abiesv, Akira Nagata, fala sobre os números que apontam para uma melhora no mercado do varejo em 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Pomarino

A Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, multisetorial, tem iniciativas que contribuem com soluções para o ponto de venda

Como foi o ano de 2018 para o varejo? E qual a expectativa para 2019 e os próximos anos?

Após um ano de acontecimentos que refletiram numa recuperação mais lenta da economia brasileira, como greve dos caminhoneiros, eleições e recuperação do varejo da crise em anos anteriores, podemos, talvez, finalmente, ver o futuro com um pouco mais de otimismo. E isso devido as estimativas de instituições competentes. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão de negócios no setor este ano subirá 4,5% e estima que as vendas no varejo em 2019 cresçam 5,2%.

Temos outras fontes que também indicam que a trajetória de crescimento deverá se estender para os próximos anos, em um ritmo mais consolidado, com alguns fatores para impulsionar, como conjuntura de inflação controlada e mercado de crédito e de trabalho em recuperação.

Mesmo este ano, alguns fatores ajudaram nas vendas, como o recebimento do PIS e, apesar e não ter sido um 2018 fácil, agora com o 13º salário e a estabilidade de preços, esperamos uma recuperação da economia e boas compras para o Natal.

O cenário aponta para o fim da recessão e prevê que 2019 será um bom ano para empreender. Os números mais favoráveis se refletem em um aumento da confiança do comércio, que passa a investir em sua expansão, modernização e inovação de suas lojas físicas ou virtuais.

No entanto, as recomendações para o empresário varejista é ficar atento para as mudanças que vem ocorrendo e estar preparado neste momento de retomada para entrar em 2019 com as contas e a saúde de sua empresa em dia. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é prudente evitar o endividamento e fazer a manutenção de grandes estoques, gerenciando o capital de giro.

Outra questão importante é a mudança no hábito do consumidor, por isso algumas dicas podem ser úteis. Cada vez mais os clientes buscam empresas com um diferencial tangível, ingredientes exclusivos, produtos únicos, serviços e atendimentos com algo a mais e, claro, as promoções são sempre bem-vindas e despertam o desejo de compra no cliente.

Também importante é o propósito, que tem relação com o motivo de a empresa ter sido criada, a real razão da existência de determinada marca. Hoje os consumidores preferem empresas com propósitos claros e objetivos, que vão além de se ganhar dinheiro.

A sustentabilidade também está cada vez mais pauta. A atuação dos profissionais de varejo na construção de lojas e modelos de negócios mais sustentáveis tem impactado em resultados positivos nos negócios.

Por fim, vamos prestar atenção na geração “milleniuns’ (de 21 a 34 anos), um público que tem maior potencial de expansão de consumo, com uma fundamental participação na economia do País.

No geral, quais as novidades com relação a planos de expansão dos varejistas para 2019?

Já temos alguns bons anúncios de expansão, inclusive já iniciado este ano. Uma das maiores redes de pet shop do País, a brasileira Petz, inaugurou (set/2018) uma nova loja na Radial Leste, com investimentos de R$ 7 milhões, e segue com um plano agressivo de expansão.

É importante salientar que, mesmo durante a crise, houve a entrada de dinheiro das multinacionais em empresas instaladas no Brasil. Entretanto, economistas dizem que os problemas enfrentados pelo País nos últimos anos (instabilidade política e crise econômica, entre outros) tem assustado os investidores americanos. Mas mesmo assim, o Brasil continua representando uma enorme oportunidade para as empresas dos EUA e outras regiões do mundo, que buscam ampliar sua presença internacional. Um exemplo é a americana Popeyes Lousiana Kitchen, que divulgou inaugurar mais 300 lojas até 2020.

Qual o papel da Abiesv neste cenário?

A Abiesv existe há 16 anos e com algumas frentes de atuação, cujos principais objetivos são de ampliar a rede de relacionamento de seus associados e provocar a troca permanente de informações e experiências.

Para isso, entre as principais ações da Abiesv está a promoção de eventos bimestrais chamados de “Backstage do Varejo”. São encontros intensos realizados em uma manhã e com inscrições gratuitas, com palestras e debates em torno de um tema da ordem do dia para o varejista. Em 2018, por exemplo, discutimos a economia no varejo, também falamos sobre o mercado de Plus Size, Sustentabilidade, Visual Merchandising, entre outros. Abrimos as portas para que realmente haja um troca de experiências e de informações. Vale a pena todos ficarem atentos aos anúncios dos próximos Bakcstage do Varejo em 2019.

Também participamos das mais conceituadas feiras do setor, e sempre convidamos associados para estarem no estande com a Abiesv, o que permite aumentar seus relacionamentos e também aproximar as necessidades dos varejistas às soluções mais avançadas. Este ano estivemos, entre outras, na ABF e na Latam Retail Show, dividindo estande e somamos forças com mais sete associados. Fizemos muitos contatos e fechamos negócios.

Outra vertente do nosso trabalho é a comunicação. Temos nossas redes sociais, e estamos com novos Portal e Newsletter, que divulgam nossas ações e também as de nossos associados. O importante é que essa cadeia sempre evolua e troque informações. Cada vez mais o aparelhamento, o conhecimento, a qualificação dos associados devem ser uma das nossas metas. Somos provedores de soluções em PDV.

Perfil -- Akira Nagata, presidente da Abiesv, é formado em administração, pelo Mackenzie, e Designer, pela Anhembi Morumbi. Antes de assumir a presidência da Abiesv (começo de 2017), atuou por 10 anos na diretoria da entidade, como conselheiro, Diretor de Expansão, Diretor de Eventos e, por fim, Vice-Presidente. Entrou para a área de iluminação há 25 anos. Há 22 anos fundou a Omega Light -- empresa com as melhores soluções do mercado de iluminação --, com a ajuda de seu pai, nome Fernando Akira Nagata, guru, que já acumula 50 anos de experiência no ramo.