Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Abrir uma empresa pode ficar ainda mais difícil e microempreendedor será o grande prejudicado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Marques
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Controverso, Projeto de Lei prevê maiores burocracias e custos para micro e pequenos empresários

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei (nº 10.044/2018) que consiste em tornar obrigatória a presença do empresário no tabelião de notas para lavrar escritura pública quando se abre, modifica ou feche empresas, propondo então, assim, diminuir a corrupção e supostas fraudes. Porém, toda essa mudança vai na contramão do desejo da classe empresária do País, que buscava cada dia mais descomplicar os serviços e processos para os empreendedores. “Essa medida vai representar um imenso retrocesso em meio aos recentes avanços que tivemos para esse tipo de serviço”, avalia o consultor Mauro Fontes, consultor de negócios e CEO da Contabilivre.

Ele reforça ainda que no processo atual não há necessidade de presença no cartório de registro, podendo ser majoritariamente on-line. “Porém com a nova medida, será exigido que os empresários e seus sócios estejam presentes diante de um tabelião para fazer qualquer tipo de procedimento em relação às suas empresas.”

A proposta que tramita no Congresso também prevê que, na regularização das escrituras, após de passar pelo tabelião, a declaração deverá ser encaminhada ao Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou a Junta Comercial – sendo que esses órgãos terão até dois dias úteis para fazer o registro. Para completar, o Brasil já ocupa uma das primeiras colocações no ranking de demora e burocracia mundial em abertura de empresas.

Desburocratizar o processo para simplificar a vida empresarial é uma necessidade urgente, por isso é tão importante derrubar essas barreiras. Seguindo este fluxo há algumas iniciativas que se destacam em relação ao empreendedorismo no País, como a Contabilivre, plataforma de contabilidade digital, que busca facilitar a vida de empresários. “Estamos desburocratizando processos das empresas e ajudando a economia girar, por meio de uma plataforma, que oferece uma série de serviços e vantagens online, que garantem a saúde das finanças. Isso tudo sem aquela papelada clássica e sem burocracia”, ressalta Fontes.

Desvantagens para o micro e pequeno empresário

Dentro das reformas, o Projeto de Lei também propõe uma baixa de 50% sobre o total a ser pago sobre a taxas dadas a cartórios, juntas comerciais e prefeituras pelas micro e pequenas empresas. Apesar de parecer vantajoso, Mauro Fontes explica que, mesmo com o abatimento de 50%, o Projeto traz uma nova etapa burocrática e ainda vai fazer com que o microempreendedor tenha que desembolsar mais dinheiro para o cartório. “Ou seja, não existe nenhuma vantagem”, conclui Fontes.

O entrevistado:

Mauro Fontes, é formado em contabilidade e administração de empresas. Hoje, CEO da Contabilivre, ele é dono de uma habilidade ímpar em oferecer consultoria contábil e tributária para empresas de diferentes portes. Mauro também é palestrante e mentor na área de empreendedorismo e gestão financeira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar