Brasil,

Internet das Coisas aliada na Gestão de Condomínios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: http://www.redeindustrial.com.br
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Monitoramento através de APP traz segurança e praticidade para síndicos e moradores.

A Internet das Coisas (IoT) vem se tornando cada vez mais recorrente no cotidiano de todo mundo, essa tecnologia que conecta objetos em rede, processa informações e executa tarefas sob o comando remoto do usuário, trabalha de forma 100% online e autônoma.

A tecnologia IoT já conta com recursos desenvolvidos para os nichos mais diversos. Dos muitos segmentos que podem se beneficiar o predial e residencial são uns dos mais destacados, pois a automação destes setores pode trazer segurança, redução de custos e praticidade a moradores e administradores de condomínios.

Mas como a tecnologia IoT pode auxiliar na Gestão de Condomínios? Vamos a alguns exemplos que na área comum do prédio geralmente é um problema, pois alguns moradores não respeitam regras de uso:

Exageram no consumo de água, gás e energia elétrica;
Não desligam as luzes externas;
Deixam portas abertas, facilitando a entrada de ladrões no condomínio.
Estas são algumas situações comuns em qualquer condomínio, e se dependerem de pessoas para monitorar estas questões pode dar muito trabalho, consumo de tempo, e claro gastos extras. É neste momento que os Equipamentos de Telemetria aliados a tecnologia IoT fazem toda a diferença para o síndico e o morador, já que, permitem que os objetos conectados a ele sejam monitorados de forma remota por um aplicativo no celular, sem precisar se deslocar até o local.

Assim, com os Equipamentos de Telemetria o síndico pode monitorar o nível do reservatório do prédio e saber se faltará água, podendo informar aos moradores sobre a necessidade de racionamento, ou tomar providências para reparo urgente. Também pode ser informado se existe consumo excessivo de gás e energia elétrica nas áreas comuns do prédio. Ou saber em tempo real do acionamento de sensores, para monitorar passagem de pessoas, abertura de portas e janelas, e até mesmo a temperatura sem sair do seu posto, sendo informado no celular através do aplicativo. Isso garante que o trabalho seja feito, o prédio se mantenha organizado e seguro, sem abrir mão da praticidade. Entre muitos outros exemplos que podem ser citados, tudo isso é possível com os Equipamentos de Telemetria baseado na tecnologia IoT.

De acordo com a pesquisa da Business Intelligence (BI), até 2020 existirão 34 bilhões de dispositivos em todo o mundo conectados à internet. Investir em equipamentos que desenvolvem soluções práticas e seguras é uma aposta certeira não apenas para o futuro que se aproxima, mas também em um presente que já se mostra valioso e cheio de opções úteis.

No seu condomínio já utilizam os Equipamentos de Telemetria?

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar