Diretora de Marketing da MetLife conta trajetória profissional em livro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Ivan Netto

A diretora de Marketing da MetLife, Ana Beatriz Fuhrmann Basso, participou, na noite desta quarta-feira (12), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, do lançamento do livro “Mulheres do Marketing”. A obra reúne relatos das experiências de profissionais de destaque, que investiram no próprio desenvolvimento e hoje são referências no mercado. Na publicação, a executiva conta sua trajetória profissional na área de marketing e os desafios que enfrentou, ao longo dos últimos anos, até chegar ao posto que ocupa atualmente.

“Eu recebi o convite e achei o projeto muito bacana, não só por compartilhar a minha história, mas também por poder ler as trajetórias das outras executivas, trocar experiências e criar esse grupo com grandes profissionais”, explica a diretora de Marketing da MetLife.
Formada em Administração pela FAE Business School, ela conta que aproveitou o período da faculdade para descobrir com qual área se identificava mais. “Fiz Administração porque não tinha muita clareza sobre em qual área seguir e achava era um curso genérico, que poderia me abrir muitas portas. Então, em seguida, aproveitei o período da faculdade para entender não só a área com a qual eu me identificava mais, mas também o tipo de cultura, o tipo de empresa. Fiz estágio desde o primeiro ano, em instituições como o Citi e o Santander”, revela.
Mas foi quando atuou na Philip Morris, empresa multinacional produtora de tabaco, que teve sua primeira experiência com marketing. “Aí me apaixonei pela área”, lembra.
Há quase quatro anos na MetLife, não poupa elogios para a companhia e para o mercado segurador. “O bacana de se trabalhar em uma empresa global como é a Metlife, que está presente em 44 países, é poder ter acesso a muitas experiências de outros lugares, outros mercados, e poder fazer benchmarks, trocar informações com times multidisciplinares, multiculturais. A nossa estratégia de marketing está toda baseada na estratégia de negócio da companhia”, diz a executiva, que conclui: “Vemos cada vez mais as empresas buscando os seus propósitos, então trabalhar em um segmento com um propósito tão nobre quando o Seguro é muito bom”.
“Mulheres do Marketing”
Lançado pela Editora Leader, o livro traz relatos de 39 mulheres do marketing. A obra reúne executivas de todo o País, atuantes em empresas de grande porte e multinacionais, como MetLife, Avon, Coca-Cola, Disney Brasil, Globosat, Marisa, Nestlé, Samsung, Johnson & Johnson, Visa, entre outras. As trajetórias de empreendedorismo dessas mulheres, ensinamentos e essenciais e estratégias de administração estão presentes na publicação, tornando possível ao leitor conhecer a fundo como funciona o Marketing nas corporações. O livro traz também experiências de vida pessoal, com foco no equilíbrio com o trabalho, para o desempenho dos papéis que escolheram.
Entre as coautoras de “Mulheres do Marketing” estão:
– Adriana Bahia, gerente de Pesquisa de Mercado da Bradesco Seguros;
– Adriana Knackfuss, vice-presidente de Transformação Digital da Coca-Cola;
– Ana Beatriz Fuhrmann Basso, diretora de Marketing da MetLife;
– Andrea Corrêa Baptista, diretora de Marketing e Comunicação da Sage;
– Andréa Naccarati de Mello, diretora de Marketing Corporativo na Samsung;
– Andréa Rubim, gerente de Mídia e Digital na Dairy Partners of America (DPA) – Nestlé Brasil;
– Andréa Sanches, diretora de Marketing da Marisa;
– Anne Napoli, diretora de Marketing da Vigor;
– Christianne Toledo, diretora de Marketing da Pernambucanas;
– Claudia Fernandes, diretora de Marketing, Comunicação, Branding e Cultura da Azul Linhas Aéreas Brasileiras;
– Claudia Neufeld, diretora de Marketing da The Walt Disney Company Brasil;
– Cristina Viana da Fonseca, Category Leader na Amazon;
– Daniella Barbosa, diretora de Marketing e Relações Institucionais da Gocil Segurança e Serviços;
– Danielle Bibas, vice-presidente mundial da Avon;
– Elaine Póvoas, diretora de Marketing e Alianças América Latina da Service;
– Fernanda Dall’Orto Figeuiredo, gerente de Marketing para a América Latina da AkzoNobel;
– Flávia Altheman, Head das áreas de Experiência do Cliente e Transformação Digital da GetNet, empresa do Grupo Santantder;
– Flavia Montebeller, diretora de Marketing da Payot Cosméticos;
– Gabriela Onofre, diretora global de Marketing de Sempre Livre e líder de Cuidados Femininos na Johnson &Johnson América Latina;
– Gabriela Petrin Costa Melo, gerente de Marketing para América Latina e Caribe na Delta Air Lines;
– Gabriela Viana, diretora de Marketing para América Latina na Adobe;
– Giselle Ghinsberg, diretora de Publicidade da Globosat;
– Juliana Zaponi, gerente de Marca da América Latina da Duracell;
– Karen Fuoco Freitas Costa, CEO da ReBrand-me;
– Laura Barros, vice-presidente global de Marketing na Gallo Worldwide;
– Laura Leal Noce, Marketing and R&D director na Enova Foods;
– Luciana Resende Lotze, vice-presidente Sênior de Marketing da Visa para América Latina e Caribe;
– Marina Mizumoto, diretora de Categoria da Lactalis do Brasil;
– Marly Parra, diretora de Brand, Marketing & Communication da Ernst & Young para a América do Sul;
– Paula Costa, vice-presidente de Marketing para a América Latina da Electrolux;
– Priya Patel, student na Le Cordon Bleu Paris;
– Rafaela Passos, sócia e diretora na Linton Consultoria
– Sandra Martinelli, presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes – ABA;
– Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour;
– Simone Vidal, Head de Relacionamento na Tok&Stock;
– Stephanie Christian Saeta, diretora de Marketing e R&D;
– Tatiana Brammer, diretora de Planejamento Estratégico Comercial na Kellogg’s Mercosul;
– Vanessa Vilar, diretora jurídica para o Brasil & América Latina na Unilever.
– Tatyane Luncah, é uma das coordenadoras do projeto Mulheres do Marketing e coautora do livro, CEO da agência Grupo Projeto, responsável pelas iniciativas e soluções do Live Marketing ao Digital.
Ficha técnica
Livro: Mulheres do Marketing