Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sincor-RS Informa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Três Gaúchos estão entre os vencedores do 3º Premio Fenacor de Jornalismo

Mais de 300 convidados lotaram o auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (7) para a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2018, organizado pela Fenacor, em parceria com a CNseg e a Escola Nacional de Seguros (ENS), e apoio da Generali, Bradesco Seguros e IRB Brasil Re.

No evento, foram anunciados os 21 vencedores nas sete categorias de premiação: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Webjornalismo, Imprensa Especializada do Mercado de Seguros, Prêmio Especial – Corretor de Seguros e Fenacor 50 anos. Os ganhadores receberam um total de R$ 315 mil em prêmios.

O Sincor-RS esteve representado pelo presidente Ricardo Pansera e pelo vice Celso Marini.

Entre os vencedores estão três jornalistas gaúchos: Felipe Daroit, Eduardo Matos (Rádio Gaúcha) e Bruna Klassmann (Revista Emergência).

Em sua terceira edição, o Prêmio consolidou sua posição de maior premiação direcionada para a imprensa. No total, foram inscritos 795 trabalhos, que englobaram todos os ramos de seguros, capitalização, vida, saúde, previdência complementar aberta, exemplos de seguro pirata, novas tecnologias, entre outros.
Jornalistas de todo o país, inscreveram seus trabalhos. As reportagens tiveram como foco os benefícios da contratação de seguros e a relevância do setor para a economia brasileira e a sociedade em geral.

As reportagens passaram por duas etapas de avaliação. Na primeira, a Comissão de Seleção analisou os trabalhos inscritos e indicou os dez melhores em cada categoria. Em seguida, a Comissão de Julgamento, composta por jornalistas, dirigentes de entidades do mercado e executivos do setor, elegeu os três vencedores de cinco das seis categorias.

Na categoria “Prêmio Especial Corretor de Seguros”, a escolha dos vencedores coube aos profissionais do setor. Em votação direta pelo aplicativo Fenacor ou no site da Federação, eles indicaram os seus trabalhos favoritos. O vencedor recebeu o troféu Camilo Marina, além de uma viagem de sete dias à Itália, incluindo passagem aérea e hospedagem, com direito a um acompanhante.

Já na categoria “Fenacor 50 anos” puderam ser inscritos artigos sobre o setor de seguros no Brasil nos últimos 50 anos. Também concorreram textos sobre a perspectiva dos próximos 50 anos, bem como a trajetória do corretor de seguros.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem especial a Marco Antônio Rossi, ex-presidente da Bradesco Seguros e da CNSeg. O executivo morreu há três anos em um acidente aéreo. A viúva e dois filhos receberam, in memoriam, a Comenda dos 50 anos da Fenacor.

Para Armando Vergilio, presidente da Federação, o prêmio chegou ao seu 3º ano cumprindo o seu objetivo. “Estamos disseminando a cultura do seguro em todas as regiões do Brasil”, afirmou, acrescentando que a Fenacor já prepara a 4ª edição da premiação. “As inscrições serão abertas em março de 2019 e poderão concorrer aos trabalhos publicados ou veiculados a partir do dia 12 de novembro de 2018”, acrescentou Armando Vergílio.

A cerimônia - apresentada pelos jornalistas Anne Lottermann e Danilo Vieira - reuniu profissionais da imprensa, autoridades, corretores de seguros e dirigentes do setor.

Os vencedores por categoria são:

1 - Imprensa Especializada

1º Lugar
Matéria: “Elas mudam o jogo”
Jornalista: Livia Silva

2º Lugar
Matéria: “O mundo muda e os riscos, também”
Jornalista: Kelly Lubiato

3º Lugar
Matéria: “Lado a lado com a educação”
Jornalista: Camila Alcova
Veículo: Revista Cobertura (SP)

2 - Webjornalismo

1º Lugar
Matéria: “Cresce a procura por seguros que cobrem diagnóstico de câncer”
Jornalista: Anderson Figo
Veículo: Exame.com (SP)

2º Lugar
Matéria: “Uma indústria em transformação”
Jornalista: Felipe Datt
Veículo: Valor Econômico (SP)

3º Lugar
Matéria: “Seguros cibernéticos protegem contra crimes virtuais”
Jornalista: Luiz Andrade
Veículo: Portal Correio (PB)

3 - Televisão

1º Lugar
Matéria: “Seguro de obras públicas”
Jornalista: Roger Silva
Veículo: TV Gazeta (ES)

2º Lugar
Matéria: “Combate ao golpe do seguro DPVAT”
Jornalista: Marcelo Bruzzi
Veículo: Globonews (RJ)

3º Lugar
Matéria: " STJ e as normas e leis que tratam de seguros no Brasil"
Jornalista: Bernardo Vento
Veículo: TV Justiça (DF)

4 - Rádio

1º Lugar
Matéria: “História vulnerável: a memória brasileira em risco”
Jornalista: Mardélio Couto
Veículo: Rádio BandNews FM (MG)

2º Lugar
Matéria: “FAKE CLAIMS: eles fraudam os sinistros, todos pagam a conta - a tecnologia a serviço do segurado”
Jornalista: Léo Barsan
Veículo: Rádio BandNews FM (BA)

3º Lugar
Matéria: “Na mira do crime: o seguro no transporte de carga”
Jornalista: Felipe Daroit
Veículo: Rádio Gaúcha (RS)

5 - Mídia Impressa

1º Lugar
Matéria: “Operação Lava Jato eleva indenizações”
Jornalista: Denise Bueno
Veículo: Jornal Valor Econômico (SP)

2º Lugar
Matéria: “Afinal, quem está seguro?”
Jornalista: Gabriella Sandoval
Veículo: Consumidor Moderno (SP)

3º Lugar
Matéria: “Falta adesão: mesmo que obrigatório para as empresas brasileiras, ainda falta a contratação de Seguro Contra Incêndio devido à cultura do país?”
Jornalista: Bruna Klassmann
Veículo: Revista Emergência (RS)

6 – Prêmio Especial Corretor de Seguros

1º Lugar (Troféu Camilo Marina)