Brasil,

“Golpe da troca do cartão”: fim de ano requer atenção redobrada

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yuri Antigo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista do Itaú Unibanco dá dicas para não ser vítima de fraudadores e alerta sobre os locais de maior ocorrência

Confraternizações com amigos e equipe de trabalho, compras de Natal, viagem de Réveillon, férias com a família... O ritmo frenético de fim de ano está de volta. Em ocasiões como estas – com lojas mais cheias, correria e momentos de descontração, por exemplo – é preciso cuidado extra para não ser vítima de golpes.

Uma das práticas adotada pelos criminosos o ano todo e potencializada nesta época é o chamado “golpe da troca do cartão”. Ele acontece quando a pessoa faz um pagamento e tem seu cartão trocado pelo golpista em questão de segundos, sem levantar suspeitas.

Geralmente a troca acontece assim: a vítima, ao efetuar um pagamento utilizando o cartão e senha, é informada pelo golpista que a transação não foi autorizada ou que maquineta está sem sinal. Ele faz isso para que o cliente digite a senha mais uma vez – e o fraudador tenha mais uma chance de ver os números digitados. Na sequência, após o pagamento ser finalizado, o vendedor pega o cartão do cliente e devolve um outro muito semelhante. A vítima normalmente não percebe essa troca, e o fraudador fica com o cartão e a senha.

Esse é o modo mais comum; entretanto, em alguns casos o golpista já consegue ver a senha na primeira tentativa, e o artifício da falha no equipamento não é utilizado.

“É fundamental estar atento na hora do pagamento. A troca do cartão é feita de forma muito sutil e, na maioria das vezes, num momento de euforia, distração ou pressa. Essa é uma das práticas mais frequentes quando se analisa a ocorrência de golpes relacionados ao uso de cartões de crédito e débito”, explica Richard Bento, Superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco. “Mantenha o cartão sempre perto de si, não o perca de vista e não o entregue para ninguém. E fique ainda mais atento durante transações feitas em locais com grande aglomeração de pessoas”, diz o especialista.

Em geral, o golpe costuma ser aplicado em ambientes como festas de rua, comércios populares, saídas de bares, shows, baladas. É recomendado manter a atenção redobrada também em pagamentos com cartão para vendedores ambulantes, em postos de gasolina e em táxis e meios de transporte compartilhados.

Confira abaixo algumas dicas do Itaú Unibanco para se prevenir desse tipo de golpe e orientações sobre como proceder caso seja vítima dele:

Como se prevenir:

*** Quando entregar seu cartão para efetuar o pagamento, fique sempre de olho nele. Não fique longe do seu cartão nem permita que o prestador de serviço ou vendedor o leve para outro local;

*** Proteja sua senha na hora de digitá-la. Nunca deixe que ninguém a veja (em alguns casos, o vendedor consegue ver a senha na primeira tentativa, e o artifício da falha no equipamento não chega a ser utilizado);

*** Ao digitar sua senha, verifique se ela não aparece no visor da maquininha. Os números nunca devem aparecer;

*** Sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu, verificando o nome impresso nele;

*** Atenção redobrada quando informarem problemas na efetivação da transação.

O que fazer em caso de golpe:

*** Imediatamente após descobrir a troca do cartão, comunique seu banco e providencie o cancelamento do cartão. Isso pode ser feito pelo telefone oficial ou canais digitais;

*** Use seu próprio telefone ou de um amigo para fazer o cancelamento. Não use o telefone de estranhos, principalmente se alguém se oferecer para emprestar um aparelho. Essa pessoa pode fazer parte do golpe e redirecionar a ligação para alguém que não é do seu banco;

*** Denuncie o golpe às autoridades: faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima;

*** Sobre reembolso por parte das instituições financeiras: cada caso é avaliado individualmente e criteriosamente. Por isso, é muito importante que o banco seja avisado sobre o golpe assim que ele for descoberto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar