Brasil,

Recuperação de crédito: Conheça cinco estratégias que podem salvar sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Rafael Albuquerque*

A instabilidade econômica que afeta o Brasil nos últimos anos impactou diretamente a vida financeira das pessoas e das empresas no país. Os cidadãos reduzem seu consumo por não terem uma renda alta e, consequentemente, as organizações perdem receitas por conta da baixa demanda de seus produtos e serviços. Não bastasse isso, o cenário é propício para o aumento da inadimplência pela dificuldade em pagar todas as contas em dia. Assim, os empresários precisam lidar com um novo tipo de desafio: a recuperação do crédito em sua base de clientes. Confira cinco estratégias que ajudam as corporações nessa questão:

Defina os procedimentos de recuperação de crédito dentro de sua empresa

De um modo geral, as operações e procedimentos de cobranças vão ajudar as pessoas com dívidas a regularizem suas situações com as empresas. Além de limpar o nome do cliente, devolvendo a ele a possibilidade de consumo, a atitude também aumenta as receitas das corporações. Entretanto, o que dá certo para um pode não funcionar para outro. Identifique quais métodos funcionam melhor para realizar este contato com os usuários inadimplentes de sua base.

Identifique todas as informações dos inadimplentes

Antes de acionar as empresas de proteção ao crédito, a organização deve tentar resolver a cobrança da dívida de todas as formas amigáveis possíveis e sem constrangimento para as duas partes. Dessa forma, é preciso conhecer bem o perfil do cliente que possui a dívida, incluindo os motivos que o levaram a atrasar as contas. Levante todas as informações disponíveis sobre ele em sua base para poder traçar um planejamento mais adequado. Quanto mais dados tiver, melhor será a abordagem para renegociação e maior a chance de sucesso.

Enriqueça o perfil do consumidor para ser mais assertivo

Ter informações do usuário na sua própria base é importante, mas não pode ficar restrito apenas a estas informações – afinal, os dados podem estar desatualizados e, ao invés de ajudar, dificultam ainda mais a recuperação de crédito. É necessário enriquecer os dados para conhecer realmente esse público e criar estratégias completas e assertivas para a abordagem com o cliente.

Coloque o relacionamento com o cliente como prioridade

Em um cenário de crise econômica, mais importante do que buscar novos clientes é manter um bom relacionamento com quem já compra na sua empresa. Portanto, quando uma pessoa deixa de efetuar um pagamento, procure entender o que está acontecendo com a vida dela e como você pode ajudá-la a superar esse momento. Pense nisso quando fizer a abordagem de recuperação de crédito: ofereça soluções que realmente sejam vantajosas para os consumidores e faça com que esta situação difícil transforme-se em algo positivo para a marca.

Determine o grau de importância dentro da empresa

Ganhar dinheiro é importante, sem dúvida, e a maioria das empresas deseja ter uma base de clientes sem inadimplentes. Contudo, esse trabalho de cobrança das dívidas é contínuo e também gera custos para a empresa: é preciso deixar os dados de cada consumidor atualizado e enriquecido e contar com uma estrutura para fazer essa abordagem. Por isso, defina a importância deste processo dentro de sua própria empresa. Compensa envolver diferentes equipes e ter um trabalho excessivo para se relacionar com os inadimplentes? Uma alternativa, por exemplo, é contar com parceria de empresas especializadas nestes procedimentos.

*Rafael Albuquerque é CEO da Unitfour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing.

Sobre a UnitFour:

Criada em 2007, a UnitFour é referência como empresa brasileira fornecedora de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing. Com 5 mil clientes atendidos, entre grandes bancos, fintechs, operadoras de telefonia e empresas de prevenção à fraude no e-commerce, a UnitFour conta com uma das bases mais completas do mercado, com mais de 208 milhões de CPFs e 30 milhões de CNPJs cadastrados. Faz parte da Associação Brasileira de O2O. Mais informações no site: www.unitfour.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar