Mulheres investidoras: por que ainda são a minoria?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://www.turnwise.com.br/

Mulheres investidoras: por que ainda são a minoria?

Quando você dá uma olhada na composição daquelas famosas imagens das discussões nas bolsas de valores ao redor do mundo é fácil perceber: praticamente todos os presentes são homens! E não precisamos pensar apenas nesses profissionais cabeças do mercado financeiro, entre os pequenos investidores também há uma presença muito pequena do público feminino. Por que será que isso acontece?

Nessa matéria você verá:
1. Por qual motivo as mulheres investem menos?
2. Por que investir?
3. A participação das mulher está crescendo!

Por qual motivo as mulheres investem menos?

As mulheres chegam a investir 29% a menos do que os homens, é o que afirma um levantamento feito pelo aplicativo de finanças GuiaBolso. Esses dados são bem relevantes, principalmente avaliando a quantidade de pessoas ouvidas, um total de 43.500. Quanto maior a faixa salarial, maior é a diferença, o que pode ser bastante revelador, mostrando que mesmo com alto poder aquisitivo e uma educação formal, mulheres ainda investem muito menos do que homens. No Tesouro Direto , por exemplo, as mulheres representam 30% dos investidores.

Nessa hora é quase que imediato, aparecem muitas pessoas com um pensamento orientado por preconceitos, como aqueles que defendem que "mulheres só querem saber de gastar" ou que elas "não levam jeito para a coisa". Na verdade, a explicação racional e longe desses argumentos limitantes é outra. Geralmente os homens são criados com foco na construção de carreiras, em ter uma vida financeira sólida e independente, para inclusive ser o famoso "chefe de família". Já boa parte das mulheres são criadas colocando a vida profissional e financeira em segundo plano, em constante concorrência com uma possível vida doméstica de cuidados com a casa e os filhos. E a escassez de exemplos femininos e o ambiente altamente masculinizado acabam por completar essa fórmula, resultando nessa baixa participação.

Só para ajudar nesse entendimento, parece mentira, mas até 1962 as mulheres não podiam ter CPF nem conta no banco. Ou seja, faz pouco tempo que o público feminino foi autorizado a mexer realmente com dinheiro e ser totalmente independente.

Por que investir?

Investir é pensar no futuro, se planejar e fazer com que o dinheiro trabalhe para você. E no caso das mulheres, existem motivos extras que podem ser decisivos para entrar nesse mundo talvez novo para muitas. A mulher tem expectativa de vida muito superior aos homens, o que por si só já demanda um certo planejamento a longo prazo para desfrutar as idades mais avançadas com mais conforto. Além disso, diversos dados mostram que as mulheres correm mais risco de ficarem desempregadas, e em momentos como esses ter um planejamento financeiro pode ser a salvação da lavoura. Por fim, ainda existe a questão da gravidez e dos filhos, que embora não seja uma regra, faz com que muitas mulheres interrompam sua vida profissional ou adaptem suas rotinas.

A participação das mulheres está crescendo!

Apesar da participação feminina ainda ser bem menor, mais mulheres estão entrando nesse mercado. Nos últimos 15 anos, o número de mulheres que investem na bolsa de valores tornou-se nove vezes maior. Em investimentos como o tesouro direto também é possível visualizar isso. Nesse tipo de aplicação a participação feminina aumentou quase 10 vezes, enquanto os homens viram um aumento de 6,5.

A certeza que fica é que há um longo caminho a se trilhar pelas mulheres no mundo dos investimentos. Se você é uma dessas mulheres que ainda não se jogaram nesse universo, comece já. Estude, pesquise e não tenha medo de investir. Boa sorte!

Se quiser saber mais sobre Tesouro Direto , baixe o nosso e-book. O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros e mais escolhidos por aqueles que querem começar a investir.