Brasil,

Vagas falsas, salário turbinado e qualificações fantasiosas: conheça as “fake news” mais prejudiciais no mercado de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Morato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Page Personnel analisa como essas informações impactam as relações de profissionais e empresas

Ganhar status, encantar entrevistadores, aumentar a remuneração e omitir desconhecimentos e experiência de pouco valor. Quando pensamos em fake news (informações falsas) no mercado de trabalho, podemos listar algumas das mais praticadas no ambiente de trabalho.

“Isso serve de alerta para empresas e profissionais: não é só nas campanhas eleitorais que as informações falsas são estratégias de concorrência. 2018 marcou para sempre o termo fake no inconsciente coletivo dos brasileiros. Infelizmente, o mercado de trabalho também registra esse comportamento, inclusive, com características estratégicas bem similares. Candidatos, empresas e políticos, nesse sentido, podem mentir por razões idênticas: omitir deslizes de conduta, ocultar desconhecimento sobre temas específicos, melhorar a imagem perante públicos diferentes, aumentar as reais qualificações ou os níveis de experiência, ou simplesmente vencer outras pessoas na busca por novas oportunidades, em especial, em um cenário com mais de 13 milhões de desempregados. Mas, na política e na carreira, quando a fake news é descoberta, o efeito colateral pode destruir ou ajudar a derrubar tudo o que foi erguido sob bases duvidosas”, explica Lucas Oggiam, gerente executivo da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão.

Lucas Oggiam compilou 5 exemplos em sua experiência no recrutamento de profissionais em mais de 10 especializações de mercado, passando por Engenharia, Varejo, Finanças, entre outros). Confira a análise:

1 – Vagas falsas: anúncios para colher dados ou “mapear” o mercado

Infelizmente, em momentos de desemprego em alta, essa prática tem sido comum. Algumas empresas criam anúncios de vagas na internet que na verdade estão fechadas. O intuito aqui é apenas mapear o mercado, entender como está a demanda, quanto os profissionais estão pedindo de salários e benefícios, enfim, uma sondagem “fake”. Muitas vezes isso é feito de forma relativamente inocente, mas não é uma prática aceitável. Um anúncio de emprego deve, em primeiro lugar, oferecer uma oportunidade. Essa prática de sondar o mercado deve ser feita com o auxílio de uma consultoria especializada, ou de plataformas online com banco de currículos. Há também um risco maior com vagas falsas quando alguns “aproveitadores” divulgam essas informações para obter infos pessoais dos candidatos projetando eventuais golpes ou até mesmo vender esse banco de dados para empresas. Ao receber vagas por e-mail ou até Whats App, vale checar a procedência da empresa, se há divulgação em outros portais e até mesmo entrar em contato com a companhia para verificar a autenticidade das informações.

2 – Salário turbinado: aumentando os rendimentos para negociar um teto maior

Alguns candidatos “turbinam” o salário das experiências anteriores – isso é bastante comum em vagas de regime PJ – onde se torna mais difícil a comprovação dos rendimentos. Não há nenhum problema em buscar melhorar a expectativa de ganhos, pelo contrário, isso é universalmente praticado. O problema aqui é quando o candidato, na ânsia de melhorar sua condição, pode ser confrontado pelo RH, o que certamente, vai gerar algum grau de desconforto. A saída para isso é simples: abrir o jogo sobre o salário real, e explicar o porquê deseja e precisa ganhar mais. É simples e mais profissional.

3 – Saídas fantasiosas: mentiras sobre as razões de ter largado um emprego

É compreensível que um candidato não queira expor problemas e desencontros de experiências anteriores em um novo trabalho. Até aí tudo bem. Mas, quando essa omissão de informação impacta diretamente em alguma exigência técnica ou comportamental para a uma nova posição, aí teremos um problema. Seguindo o mesmo exemplo da questão salarial: vale muito mais ser franco e explicar os reais motivos de ter largado (ou ter sido despedido) um trabalho e argumentar o quanto isso o fez crescer e melhorar, pensando na nova oportunidade. De novo, é uma questão de foro íntimo, mas a omissão pode custar um preço caro, incluindo quebra de confiança ou mal-estar, a partir do momento que alguém saiba ou descubra a outra versão da história.

4 – Qualificação além do real: o fake para aumentar a “senioridade”

Numa primeira leitura, talvez todo mundo possa pensar que é “normal” promover suas próprias habilidades (elevando um pouco o nível real) diante de uma nova chance de trabalho. Promover é uma coisa, mentir ou ultrapassar o razoável é outra. Em pouco tempo os gestores vão perceber que a pessoa não tinha a experiência exigida pela vaga, e isso certamente vai gerar desgaste. A empresa investe dinheiro na captação de talentos. É óbvio que profissionais de todos os níveis hierárquicos vão se projetar diante de uma nova chance, mas isso não pode de forma alguma alterar o nível de conhecimento ou a experiência adquirida. A conta sairá cara. Vale sim incorporar ao currículo viagens, cursos online, palestras, experiências de contato com influenciadores e profissionais consagrados do mercado, isso tudo bem. Mas descrever qualidades que nunca foram testadas, ou pior, se “vender” com uma experiência jamais vivida, são práticas que vão gerar problemas, mais cedo ou mais tarde.

5 – Certificados/projetos duvidosos: quando as comprovações não batem

Inventar certificados, omitir informações sobre a carga horária real de cursos, extensões ou experiências no exterior, infelizmente, são mais comuns do que se imagina. Além da distorção em termos de experiência, conforme abordamos na questão anterior, aqui temos um problema ainda mais grave: a presunção de que um certificado fake ou a suposta participação em um projeto que não condiz com a verdade vão ajudar na escolha da empresa na hora da contratação. A mentira/distorção pode até ajudar nas palavras-chave do currículo, mas não vai sobreviver às entrevistas presenciais. Há mais ou menos dois anos, uma jovem empreendedora no Brasil teve problemas com a reputação exatamente nesse quesito: certificados que não eram compatíveis com o conhecimento proposto, e a participação em projetos que não tinham a finalidade autopromovida. Ou seja, não vale a pena deslizar nesse quesito. É muito mais interessante o candidato descrever seus conhecimentos informais no currículo, e explicá-los na entrevista presencial, do que fantasiar com as certificações.

Sobre a Page Personnel:

A Page Personnel faz parte do PageGroup, consultoria global de recrutamento especializado. É responsável pelo recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão. Possui três escritórios no Brasil com as unidades de negócio Page Personnel (Vagas Efetivas), Page PCD (Pessoas com Deficiência), Page Talent (Estágios e Trainees) e Page Interim (Temporários e Terceiros).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar