Você sabe o que é e qual a importância do CRM?
CRM é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias focadas na interação com os clientes e que pode ser muito rentável para o seu negócio. Aprenda mais!
“O CRM permite atingir as metas da empresa de forma mais rápida.
A cada dia, o mundo digital apresenta novas siglas. Mais do que isso, são conceitos e ações que visam oferecer experiências e não apenas produtos ou serviços. É o caso do CRM, iniciais para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente).
O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias focadas na interação com os clientes. A sua utilização faz com que a empresa antecipe necessidades e desejos e aumente suas vendas.
Um dos CRM mais conhecidos e confiáveis é o Sales Cloud, da Salesforce. O empreendimento norte-americano ganhou o mercado brasileiro de SMB (outra sigla nova, que se refere às pequenas e médias empresas) com o suporte da Piattino, empresa paulista que desenvolve e executa projetos nas áreas de marketing, vendas e experiência do usuário — a própria Piattino faz uso do sistema.
O Sales Cloud funciona primariamente como um banco de dados, que armazena informações de clientes fidelizados ou em potencial. O "cloud" do nome do sistema se dá por conta do suporte utilizado para abrigar esses dados: a nuvem.
O banco, contudo, não é apenas uma lista de contatos com nome, telefone e e-mail. É uma reunião de informações detalhadas dos caminhos percorridos pelo cliente até o contato com a empresa: sites visitados, buscas, interações on-line etc. Com essas informações, o responsável pelo relacionamento com o cliente recebe insights instantâneos e gestão de leads.
O CRM permite atingir as metas da empresa de forma mais rápida. Sistemas de gerenciamento de CRM, por sua vez, simplificam processos de gestão de contas e agilizam o atendimento ao cliente.
Com a automatização, as informações estão sempre atualizadas e dispensam anotações obsoletas em papel ou planilhas como o Excel. Por isso, quanto maior o seu negócio, seja ele B2B, B2C ou outro, maior será a necessidade de gerir o relacionamento com os clientes.
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