Brasil,

Brasil, aberto para negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por: Carlo Barbieri*

Não é segredo a aproximação ideológica e política entre o presidente eleito no Brasil, Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No final de novembro, os acenos norte-americanos saíram da informalidade virtual e vieram para o plano físico. Em visita à casa de Bolsonaro, no Rio de Janeiro, um dos principais conselheiros de Trump, o assessor nacional de segurança, John Bolton, permaneceu mais de uma hora em uma reunião a portas fechadas.

Antes mesmo do encontro, Bolton alegou que o Brasil viverá uma nova fase, considerada uma "oportunidade histórica" de aproximação entre os dois países.

Estamos presenciando um dos momentos mais auspiciosos para a relação entre Brasil e Estados Unidos, em especial na área da economia. Pela primeira vez em décadas encaramos dois países com discernimento sobre o potencial do livre comércio, se houver o devido alinhamento entre os dois governos.

A relação comercial com os EUA já chegou a representar 26% do comércio entre os dois países, ao final do governo do Fernando Henrique Cardoso. Atualmente o número está muito menos interessante, representando menos de 10%. Isto foi fruto de um trabalho muito bem feito, embora destrutivo, por parte dos gestores do Brasil ao longo desses últimos 16 anos, procurando tirar a capacidade exportadora de produtos de valor agregado do Brasil.

O conjunto de medidas dos últimos anos fez com que este comércio, que era muito rico, principalmente por ser então representado em mais de 70% por produtos semielaborados e industrializados, caísse, em sua grande maioria, no presente momento ao comercio de commodities.

De um lado, temos um Brasil que priorizará relações de comércio, tirando do primeiro plano as relações ideológicas hipervalorizadas no governo anterior. E, com esta visão macroeconômica e política, seguramente vamos ter assim um novo fluxo não apenas de abertura comercial, mas principalmente de investimentos.

Por outro lado encontramos os Estados Unidos ávidos em fazer bons investimentos. É o momento de enxergarmos que o Brasil tem uma mão de obra extremamente capacitada, um parque industrial referência e que pode desenvolver ou complementar produtos originários da América. Temos ainda, os Estados Unidos que, ao longo de muitos anos, sempre viram no Brasil um grande parceiro e tiveram por anos cerceada essa abertura de negócios, mas que já buscam fazer investimentos neste país, que está ao final de uma crise enorme, em uma situação extremamente favorável para novos investimentos.

A expectativa é que iniciemos um novo ciclo de desenvolvimento, onde, finalmente, o Brasil pode colocar melhores produtos, com maior valor agregado e de maneira a que nossa mão de obra, os nossos colaboradores das indústrias, gerem um produto de maior valor agregado e possam receber mais por isso.

O Brasil está necessitado deste parceiro para globalizar as suas empresas, internacionalizar os seus negócios. Para aqueles que estão buscando desenvolver negócios, estudando as possibilidades de receber ou realizar investimentos, os Estados Unidos, nesta nova fase do Brasil, que começa em 1º de janeiro, será um parceiro desejoso da possibilidade de fazer negócios ao sul.

Entre os fatores a serem considerados podemos destacar o princípio de que, atualmente, não há país melhor para estabelecer base internacional do que o próprio EUA, seja em função de sua nova regra tributária, em função do mercado interno de mais de 20 trilhões de dólares ou seja em função de um povo que consome 72% do seu PIB apenas em produtos de consumo.

Por fim, o Brasil tem muito a ganhar, bem como outros países que fizeram acordos bilaterais com os EUA em termos comerciais, como foi o caso do Chile, que está sendo extremamente beneficiado por esta nova formatação. Visualizem as possibilidades de negócio entre os dois países, pois este será o futuro.


Com mais de 25 anos de experiência nos Estados Unidos, Carlo Barbiei é Presidente do Grupo Oxford, a maior empresa de consultoria brasileira nos EUA. Consultor, jornalista, analista político, palestrante e educador. Membro fundador e primeiro presidente do Brazilian Business Group, membro fundador e presidente do Brazil Club e membro do conselho da Deerfield Chamber of Commerce.

Formado em Economia e Direito com mais de 60 cursos de especialização no Brasil e no exterior. Cursos estes realizados em diversas Instituições, como: Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal de Brasília, Universidade Mackenzie, Sorbonne, University of Chicago Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar