Brasil,

Profissionais generalistas têm mais espaço no mercado de trabalho que os especialistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nataly Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo estudo da Columbia Bussines School, divulgado ano passado, profissionais que fazem "de tudo um pouco" são mais valorizados pelas empresas na hora da contratação

Nunca se falou tanto na necessidade de profissionais mais capacitados e qualificados como nos dias de hoje, mas será que profissionais altamente especializados têm mesmo mais oportunidades no mercado de trabalho? Para o CEO da Lens & Minarelli, que implantou a prática de Outplacement® no país, José Augusto Minarelli, qualidade e capacidade profissional são aqueles que possuem uma visão ampla de várias áreas, podendo ser bons candidatos a cargos de gestão e liderança, uma vez que possuem uma visão panorâmica e multidisciplinar, consequentemente, um maior jogo de cintura frente à situações que fogem do seu segmento estrito de atuação.

Prova disso é a pesquisa divulgada pela Columbia Bussiness School e pela Tulane University, que afirma que profissionais generalistas recebem propostas mais promissoras do que os especialistas, podendo representar uma diferença de até 36% nos salários. A pesquisa mostra, ainda, que os especialistas em determinada área se igualam aos outros profissionais do mercado, já aqueles que têm experiências diversas, agradam mais aos recrutadores, "Conseguir desenvolver mais de uma função na empresa é, sem dúvida, um diferencial", afirma Minarelli.

Outro estudo divulgado no final do ano passado, dessa vez pela IDC em parceria com a Microsoft, afirma que profissionais multifuncionais terão melhores oportunidades que aqueles com conhecimentos técnicos, entre 2016 e 2024. Já pesquisa desenvolvida pela London Bussiness School, aponta que setores nos quais as mudanças são constantes os especialistas saem ganhando, enquanto naqueles nos quais há mais estabilidade os generalistas saem na frente. Minarelli lembra que para fazer uma análise como essa é sempre preciso entender de qual segmento de mercado estamos falando. No caso da saúde, por exemplo, um neurocirurgião precisa ser extremamente especializado. Já no caso de um executivo, conhecimentos sobre todas as áreas da empresa são bem-vindos.

Atualmente, o desafio do profissional é se manter empregável, ou seja, aprender a se adaptar com às mudanças do mercado. A capacidade de aprender coisas novas com facilidade também é levada em consideração, já que estamos em um momento no qual as empresas têm aderido cada vez mais aos avanços tecnológicos. "O profissional generalista tem conhecimento aprofundado de uma área especifica, mas também cultiva o interesse em outros campos de atuação, dando-lhe a vantagem de tomar decisões estratégicas", afirma o CEO.

Outra ação que favorece os generalistas é a transferência de colaboradores entre departamentos dentro das empresas. "Durante a mudança, se o profissional continuar apresentando resultados positivos, mesmo atuando em um setor diferente ao que estava acostumado, ele será visto como mais rentável para a empresa", finaliza José Augusto Minarelli.

Sobre a Lens & Minarelli
Empresa brasileira de padrão internacional, criada em 1982. Introdutora do Outplacement® no Brasil, a Lens & Minarelli é hoje a maior especialista do país em conduzir programas personalizados para Presidentes, Diretores e Alta Gerência. Desenvolve programas completos, individuais e sob medida para seus assessorados. Sua lista de clientes conta com mais de 1,5 mil nomes das maiores empresas nacionais e multinacionais. Já assessorou mais de 4,8 mil executivos em processo de transição de carreira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar