Brasil,

Planejamento para 2019 deve ser prioridade para franquias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://solutto.com.br
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O franchising brasileiro deve crescer em 2019; redes que querem expandir, devem focar em planejamento

“Só no primeiro trimestre de 2018 o faturamento das franquias brasileiras foi de R$ 38,7 bilhões, um aumento de 5%.

As redes de franquias que desejam melhorar o desempenho e acelerar a expansão em 2019 devem começar a se preparar para isso já. Isso porque para o franchising a virada de ano não representa apenas um novo começo e o início de outro ano fiscal, mas sim um pico para a venda de franquias.

Analisando os dados do Google Trends, ferramenta que estuda as tendências de pesquisa na internet, o termo "franquias" tem um pico expressivo de buscas logo nas primeiras semanas do ano, o que demonstra que neste período o interesse pelo assunto é maior.

Essa pesquisa converte resultados. Prova disso é que só no primeiro trimestre do ano o faturamento das franquias brasileiras foi de 38,7 bilhões de reais, um aumento de 5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para 2019, a expectativa é que o mercado de franquias continue em ampla expansão, mas a concorrência também tende a aumentar. Por conta disso é imprescindível que as redes estejam focadas em otimizar suas estratégias no próximo ano.

Os pontos a seguir são imprescindíveis para o planejamento anual de empresas e franquias que desejam expandir em 2019.

Recursos financeiros

O planejamento financeiro é um dos passos mais importantes para as empresas, e isso inclui as redes de franquias. Além de planejar investimos, analisar os custos e fazer um balanço geral dos últimos doze meses é interessante que as marcas que escolherem expandir através do franchising se preocupem, também, em economizar.

Por meio de uma poupança inteligente dos recursos é possível direcionar mais investimento em ferramentas e estratégias que trarão resultados rápidos e consistentes, e isso é fundamental em uma expansão. Ainda no fim deste ano, as redes de franquias devem realizar onde estão gastando e descobrir formas de cortar ou diminuir as despesas.

Revisão de estratégias

Nenhum planejamento é estático e o fim de ano é o momento ideal para verificar se o se o planejamento precisa de ajustes.

Mudanças de mercado, novas tendências, alterações no comportamento do consumidor, balanços financeiros, novidades em produtos e serviços e experiências da marca são importantes para analisar se a situação e os objetivos atuais da empresa ainda condizem com o que foi designado na teoria.

Estratégia em todos os passos

É impossível otimizar as estratégias de expansão de franquias se elas não estiverem totalmente claras e relacionadas com cada ação da empresa. As redes devem fazer um esforço diário para não se desviarem de suas estratégias principais ao longo do ano e pensar cada decisão interna em detrimento da estratégia de expansão.

Trabalho com leads

Os leads são fundamentais para a expansão das franquias porque são pessoas que já declararam abertamente que possuem interesse no mercado de franchising, ou até em uma marca específica. Isso faz com que eles sejam vistos como oportunidades de negócios.

Porém, da mesma forma que uma oportunidade, por si só, não é necessariamente um negócio, um lead não é um franqueado. Pelo menos não se não for trabalhado da forma correta.

Investir em técnicas de captação e nutrição de leads que façam com que os investidores conheçam e confiem na marca é um dos passos mais importantes no crescimento da rede e deve ser o foco das marcas que desejam crescer em 2019.

Investimento em tecnologia

Cada vez mais a tecnologia tem se provado uma aliada fundamental para a boa administração e o crescimento das franquias. A Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras desenvolvida pela ABF demonstrou que 88,5% das marcas adquiriram novas tecnologias e 90,3% trouxeram novas softwares para suas gestões entre 2014 e 2016.

Com foco em inovação e tecnologia, 56,7% das marcas puderam melhorar a qualidade dos seus serviços, 52,1% conquistaram novos mercados e 54,4% aumentaram a capacidade de prestação de serviços. Todos esses fatores são essenciais para conquistar novos franqueados e consolidar a expansão.

Considerando tudo isso, o investimento em novos softwares e recursos tecnológicos deve ser uma das maiores preocupações para as redes de franquias que querem expandir em 2019.

Para essas empresas, a Solutto, fornecedora de sistemas de gestão para franquias, pode ser uma opção interessante.

Com um serviço de recursos modulares e mais de 12 anos de mercado, a Solutto oferece soluções que permeiam todo o processo de captação de interessados em franquias, seleção e nutrição de oportunidades, negociação e fechamento de contratos e análise de desempenho com foco em otimização de resultados.

Além disso, a Solutto trabalha com recursos voltados tanto para a melhoria da gestão interna da rede quanto para o desenvolvimento das unidades franqueadas. Universidade corporativa, extranet, PDV para varejo, gestão de royalties, central de compras e consultoria de campos são alguns deles.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar