Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros distribui R$ 315 mil para vencedores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/

Em sua terceira edição, o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros consolidou, em 2018, a sua posição de maior premiação direcionada para a imprensa, com um total de R$ 315 mil distribuídos para os vencedores em sete categorias.

Organizado pela Fenacor, em parceria com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Escola Nacional de Seguros (ENS), e apoio da Generalli, Bradesco Seguros e IRB Brasil Re, o prêmio recebeu 795 inscrições de trabalhos com o foco em seguros, capitalização, vida, saúde, previdência complementar aberta e resseguros.

A solenidade de premiação reuniu mais de 300 convidados no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (7/12).

Na ocasião, ao saudar o público, o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, assinalou que cabe a imprensa disseminar na sociedade a relevância do seguro, que está presente em cada momento da vida do cidadão – independente de sua condição social, gênero ou raça – e que garante a continuidade dos negócios e a conclusão das obras públicas ou privadas. “O seguro ainda não é devidamente reconhecido por parcela expressiva da sociedade. Mas, aos poucos, esse quadro começa a mudar e a imprensa tem contribuído decisivamente para dar a necessária visibilidade ao setor”, salientou Vergílio.

Ele acrescentou que a diretoria da fenacor se sente honrada em reconhecer o protagonismo dos “verdadeiros guardiões da liberdade de expressão, da ética e da verdade” e asseverou que os jornalistas têm um papel decisivo a cumprir neste momento em que surgem novos desafios no país, com forte apelo à ética e à responsabilidade na informação difundida, atuando com extremo profissionalismo. “Este prêmio, não por acaso, já é reconhecido pela imprensa, como comprovam os 795 trabalhos inscritos na edição deste ano, tendo como autores e coautores 502 profissionais de todas as regiões do país”, observou o presidente da Fenacor.

No evento, foram anunciados os 21 vencedores nas sete categorias de premiação: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Webjornalismo, Imprensa Especializada do Mercado de Seguros, Prêmio Especial – Corretor de Seguros e Fenacor 50 anos. Os premiados receberam um total de R$ 315 mil em prêmios.

Segundo a Fenacor, jornalistas de todas as regiões do Brasil inscreveram seus trabalhos.

Essas reportagens passaram por duas etapas de avaliação. Na primeira, a Comissão de Seleção analisou os trabalhos inscritos e indicou os dez melhores em cada categoria. Em seguida, a Comissão de Julgamento, composta por jornalistas, dirigentes de entidades do mercado e executivos do setor, elegeu os três vencedores de cinco das seis categorias.

Na categoria “Prêmio Especial Corretor de Seguros”, a escolha dos vencedores coube aos profissionais do setor e aos membros da Comissão de Julgamento. Em votação direta pelo aplicativo Fenacor ou no site da Federação, corretores de seguros indicaram os seus trabalhos favoritos. O vencedor recebeu o troféu Camilo Marina, além de uma viagem de sete dias à Itália, incluindo passagem aérea e hospedagem, com direito a um acompanhante.

Já na categoria “Fenacor 50 anos” puderam ser inscritos artigos sobre o setor de seguros no Brasil nos últimos 50 anos. Também concorreram textos sobre a perspectiva dos próximos 50 anos, bem como a trajetória do corretor de seguros.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem especial a Marco Antônio Rossi, ex-presidente da Bradesco Seguros e da CNSeg. O executivo morreu há três anos em um acidente aéreo. A viúva e duas filhas receberam in memoriam a Comenda dos 50 anos da Fenacor.

Segundo Armando Vergilio, as inscrições para a quarta edição do prêmio serão abertas em março de 2019 e poderão concorrer aos trabalhos publicados ou veiculados a partir do dia 12 de novembro de 2018.

A cerimônia – apresentada pelos jornalistas Anne Lottermann e Danilo Vieira – reuniu profissionais da imprensa, autoridades, corretores de seguros e dirigentes do setor.

Os vencedores por categoria são:

1 – Imprensa Especializada

1º Lugar

Matéria: “Elas mudam o jogo”

Jornalista: Livia Silva

2º Lugar

Matéria: “O mundo muda e os riscos, também”

Jornalista: Kelly Lubiato

3º Lugar

Matéria: “Lado a lado com a educação”

Jornalista: Camila Alcova

Veículo: Revista Cobertura (SP)

2 – Webjornalismo

1º Lugar

Matéria: “Cresce a procura por seguros que cobrem diagnóstico de câncer”

Jornalista: Anderson Figo

Veículo: Exame.com (SP)

2º Lugar

Matéria: “Uma indústria em transformação”

Jornalista: Felipe Datt

Veículo: Valor Econômico (SP)

3º Lugar

Matéria: “Seguros cibernéticos protegem contra crimes virtuais”

Jornalista: Luiz Andrade

Veículo: Portal Correio (PB)

3 – Televisão

1º Lugar

Matéria: “Seguro de obras públicas”

Jornalista: Roger Silva

Veículo: TV Gazeta (ES)

2º Lugar

Matéria: “Combate ao golpe do seguro DPVAT”

Jornalista: Marcelo Bruzzi

Veículo: Globonews (RJ)

3º Lugar

Matéria: ” STJ e as normas e leis que tratam de seguros no Brasil”

Jornalista: Bernardo Vento

Veículo: TV Justiça (DF)

4 – Rádio

1º Lugar

Matéria: “História vulnerável: a memória brasileira em risco”

Jornalista: Mardélio Couto

Veículo: Rádio BandNews FM (MG)

2º Lugar

Matéria: “FAKE CLAIMS: eles fraudam os sinistros, todos pagam a conta – a tecnologia a serviço do segurado”

Jornalista: Léo Barsan

Veículo: Rádio BandNews FM (BA)

3º Lugar

Matéria: “Na mira do crime: o seguro no transporte de carga”

Jornalista: Felipe Daroit

Veículo: Rádio Gaúcha (RS)

5 – Mídia Impressa

1º Lugar

Matéria: “Operação Lava Jato eleva indenizações”

Jornalista: Denise Bueno

Veículo: Jornal Valor Econômico (SP)

2º Lugar

Matéria: “Afinal, quem está seguro?”

Jornalista: Gabriella Sandoval

Veículo: Consumidor Moderno (SP)

3º Lugar

Matéria: “Falta adesão: mesmo que obrigatório para as empresas brasileiras, ainda falta a contratação de Seguro Contra Incêndio devido à cultura do país?”

Jornalista: Bruna Klassmann

Veículo: Revista Emergência (RS)

6 – Prêmio Especial Corretor de Seguros

1º Lugar (Troféu Camilo Marina)