Brasil,

Como garantir a melhor experiência de compra para seus clientes em campanhas de vendas especiais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Colmenero
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Mariana Castriota, Gerente de E-commerce da Infracommerce

Faz parte da estratégia de marketing das marcas realizar campanhas especiais de vendas, seja para lançar novos produtos, coleções e serviços ou para ativar promoções e descontos. Mas para ter sucesso nessas estratégias, é preciso garantir que o cliente tenha a melhor experiência de compra, seja na loja física ou online.

No caso do e-commerce, para assegurar que o consumidor seja ativado por essas campanhas de forma positiva, são mobilizados representantes de diferentes áreas, como TI, logística, SAC, integração entre pagamento e sistema antifraude, integração entre faturamento, expedição e acompanhamento de entrega. Além disso, em casos em que a campanha oferece entrega expressa (chamada de same day), é disponibilizado, ainda, uma equipe dedicada no Centro de Distribuição para gerenciar a expedição.

É importante salientar que o planejamento da operação pode variar bastante de acordo com o tipo de ação realizada. Em alguns casos, o pico de vendas é em único dia ou período, como foi no lançamento recente de um smartphone de uma loja operada pela Infracommerce. Quase 1000 produtos foram vendidos em um intervalo de 12 horas, sendo 70 deles somente nos primeiros 30 minutos do lançamento.

Em uma ação desse porte, alguns desafios são encontrados. Para reduzi-los, o primeiro passo é realizar um estudo para o objetivo de venda final. Se a meta for em faturamento, é necessário compreender a taxa de aprovação de cada meio de pagamento e planejar o estoque a partir deste dado. É comum que em algumas destas ações, a participação da venda em boleto bancário cresça e a taxa de aprovação diminua. Como o boleto gera uma reserva de estoque, é importante considerar uma porcentagem a mais de produtos para suprir esse aporte, afinal, em um grande lançamento, o que nunca pode faltar é produto.

O segundo desafio é técnico e envolve garantir que os pedidos sejam, após a aprovação, integrados no menor tempo possível, pois isso impacta no tempo de expedição. Uma das medidas para garantir que o sistema não apresente falhas é possuir controle de pedidos aprovados versus pedidos integrados, garantindo que não haja falha no processo.

Já nos casos de lançamento de uma nova coleção ou de uma promoção com maior tempo de duração, em que as vendas são distribuídas num período mais longo, o estoque pode ser o ponto de partida para a previsão de vendas e distribuição de mídia, assim como pode acontecer o contrário. Uma diarização com os pesos de venda ajudarão a garantir o sucesso da campanha e serão as diretrizes que nortearão comercial e marketing.

Cabe à área logística garantir que os clientes tenham a melhor experiência de entrega, assim, antecipar o tempo de faturamento e buscar entregar os pedidos antes do prazo, por exemplo, poderão "coroar" este período de boas vendas.

Para finalizar, uma das áreas mais importantes para ações de lançamento ou de grandes promoções é o SAC. É inevitável que alguns clientes liguem pedindo informações, assim como se direcionem com dúvidas sobre o pedido após a compra. Logo, o alinhamento entre todas as áreas é essencial para o sucesso das vendas e, principalmente, para a boa percepção do consumidor.

Sobre Mariana Castriota, Gerente de E-commerce da Infracommerce

Com passagens por empresas como Clube Paladar (Grupo O Estado de São Paulo), Ricardo Eletro (Máquina de Vendas) e Magazine Luiza, a especialista em negócios digitais conta com expertise nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, Marketplaces, serviços e inovação, conhecendo desde a parte de tecnologia e operação até performance de mídia.

Pós-graduada em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM (SP), Mariana atua no segmento de e-commerce há mais de 6 anos, com foco em negociação e inserção em novos mercados, além de planejamento estratégico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar