Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Projeto Janela Aberta propõe requalificação dos edifícios Sulacap e Sulamérica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Dicker
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O projeto coletivo "Janela Aberta" será apresentado oficialmente na próxima quarta-feira, 12 de dezembro, às 17h, durante evento para convidados no último andar do edifício Acaiaca. O objetivo da iniciativa é obter doações para a requalificação dos edifícios Sulacap e Sulamérica, localizados no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua Tamóios e tombados como patrimônio cultural da cidade. As duas edificações são consideradas símbolos da arquitetura da primeira metade do século 20 e chamam a atenção pela beleza de suas formas e integração paisagística com o hipercentro da capital.

A proposta une arquitetos, urbanistas, professores, políticos e representantes da sociedade civil. As metas são conseguir recursos financeiros suficientes para adquirir a área onde foi erguido o anexo que desfigurou os dois prédios históricos e acabou com a Praça da Independência, demolir a construção da década de 1970 e requalificar o espaço. Para tal, será promovido um concurso de arquitetura que ficará responsável por definir como será a restauração do local onde antes havia a praça.

O tombamento dos dois edifícios, aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, não contempla o anexo que o "Janela Aberta" pretende demolir. O projeto original do Sulacap e do Sulamérica é da década de 1940, de autoria do arquiteto italiano Roberto Capello. Trinta anos depois, em 1970, por pressão de especuladores imobiliários, a Câmara Municipal de Belo Horizonte autorizou a construção do anexo comercial, que desfigurou integralmente a fachada das duas edificações.

Os participantes do "Janela Aberta" acreditam que a requalificação dos prédios-irmãos, tombados desde abril de 2015, será um indutor de restauração e reocupação do Hipercentro da capital, que enfrenta, já há alguns anos, um processo contínuo de deterioração. O coração da capital, que antes era um local de humanização e convivência da população, se tornou um espaço hostil e em decadência. A partir da restauração dos edifícios projetados por Roberto Capello, a expectativa é que outros imóveis históricos da Região Central sejam requalificados.

A proposta é convidar representantes de todos os movimentos sociais e culturais que atuam no Hipercentro para se unir em torno do "Janela Aberta", para que o projeto seja realmente coletivo e represente a diversidade da capital. O primeiro passo neste sentido será a apresentação da campanha. A partir daí, os esforços se concentrarão na mobilização social e na busca de verbas para que a proposta se torne realidade e o processo de requalificação do Sulacap e do Sulamérica se concretize.

HISTÓRIA

As torres do Sulacap e do Sulamérica, cada uma com 15 andares, foram erguidas em substituição ao Edifício Sudameris, que abrigava a sede dos Correios, transferida para o prédio ao lado da PBH. Capello projetou o Sulamérica como uma construção de uso misto, com apartamentos e lojas, uma inovação para a época. Foi a primeira torre a ser inaugurada, em 1946. Já o Sulacap, voltado apenas para o uso comercial, foi inaugurado em 1947. O que mais chama a atenção no projeto original é a harmonia dos prédios com o entorno. Mesmo ocupando um quarteirão inteiro, as edificações se integram à paisagem local, ao Viaduto Santa Tereza e ao acesso à Região Leste da Capital.

Toda a imponência dos dois prédios foi oculta pelo anexo erguido em 1970. A obra, que desfigurou a fachada do Sulacap e do Sulamérica e levou à destruição da Praça Independência, foi resultado da especulação imobiliária. A Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte aprovou a iniciativa e condenou as edificações históricas à decadência. O que antes era um espaço de convivência social, se tornou um local sem atrativos e hostil.

JANELAS MUNDO AFORA

Requalificar áreas urbanas e torná-las inclusivas, beneficiando toda a população, é um desafio cada vez mais presente nos grandes centros urbanos em diversas partes do mundo e inspira o projeto Janela Aberta. Na Filadélfia, no estado da Pensilvânia nos EUA, o movimento "Reimagining the civic commons" iniciado há quatro anos, procura fazer com que praças, parques, bibliotecas e áreas verdes restauradas se tornem espaços democráticos de convivência. Este é um conceito que o Janela Aberta trará para a discussão, em função dos bons resultados obtidos na Pensilvânia e também em alguns países da Europa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar