Brasil, 14 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Em quatro anos, atendimentos de saúde aumentam 400% em áreas indígenas

Atendimentos contabilizam ações de vacinação, saúde bucal, vigilância alimentar e nutricional, consultas de pré-natal, promoção e prevenção à saúde

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), ampliou o número de atendimentos nos territórios indígenas em 400% nos últimos quatro anos. A ação da SESAI é voltada para uma população de 765 mil indígenas, que vivem em 5.614 aldeias, no país. Entre 2014 e 2018, a SESAI contabilizou 16,2 milhões de atendimentos a essas populações com ações de vacinação, saúde bucal, vigilância alimentar e nutricional, consultas de pré-natal, de crescimento e desenvolvimento infantil, de promoção da saúde e prevenção de agravos, entre outras atividades que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a situação de saúde das populações indígenas.

Em 2014, foi 1.1 milhão de atendimentos de vários serviços de saúde; no ano de 2015, os dados registram 1,6 milhão. O crescimento tem sido ampliado ano a ano. Em 2016, foram 2,8 milhões; no ano de 2017, quase o dobro do ano anterior com 4,8 milhões de atendimentos. E este ano, até novembro, já foram registrados 5,6 milhões de atendimentos, alcançando todas as comunidades indígenas, desde aquelas mais próximas a grandes centros urbanos até povos isolados e de recente contato.

O Secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Toccolini, esclarece que a SESAI, “com a missão de promover a atenção básica à saúde dos povos indígenas, busca o aprimoramento constante de suas ações em saúde e saneamento básico nas aldeias, sempre observando e respeitando as práticas de saúde e os saberes tradicionais e articulando com os demais gestores do SUS a promoção de atividades complementares e especializadas, com controle social”.

Atualmente, a SESAI conta com 13.989 profissionais para garantir a assistência primária à saúde e saneamento ambiental nos territórios indígenas. São 360 Polos Base e 68 Casas de Saúde Indígenas (CASAI) que prestam atendem a 305 etnias, de povos de 274 línguas e 597 terras indígenas. Para viabilizar essa assistência, a SESAI utiliza transportes aéreos (aviões e helicópteros), terrestres (caminhonetes, caminhões, vans) e aquáticos (barcos) para a remoção de pacientes em consultas médicas, atendimentos de urgência e emergência e no transporte das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) em áreas específicas de programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo