Brasil, 14 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Colaboradores: contratar pronto ou investir na formação?

Por Mônica Biajo

A grande maioria das empresas busca profissionais com alta capacitação técnica, grandes feitos no passado, universidades de peso e um currículo invejável. Contratar pessoas experientes é sempre interessante, mas investir na formação “dentro de casa” pode ser ainda mais estratégico.

Embora seja uma tática de longo prazo, que demanda planejamento e investimentos por parte da empresa, essa tem se mostrado uma aposta bastante promissora. Trabalhando há 11 anos na Mazzaferro, indústria de excelência no ramo de nylon, tenho vivenciado esse processo de formação na prática.

Com quase 500 colaboradores, a empresa dispõe de um plano de carreira estruturado. Com feedbacks periódicos, os colaboradores conseguem identificar seus pontos fortes e aqueles a serem melhorados a fim de crescerem e galgarem novas posições. O programa de salários e benefícios segue essa mesma estrutura.

Por meio de um sistema de acompanhamento de performance, o índice de demissões tende a ser muito baixo. Quando os problemas são facilmente identificados, o colaborador tem tempo para corrigir ou se adaptar. A demissão só acontece em último caso. O turn over é baixíssimo e é muito comum ver profissionais há mais de 10, 15 anos na empresa.

O recrutamento interno também faz parte da política de recursos humanos. Antes de abrir qualquer vaga, a empresa avalia a possibilidade de promover um colaborador, prestigiando assim os que mais se destacam. Dessa forma, é muito comum ter profissionais que entram na empresa ainda muito jovens e despreparados e chegam a assumir posições de liderança.

Além do bom desempenho, a Mazzaferro leva em consideração a disponibilidade que o colaborador tem para estudar. Um programa de graduação e pós-graduação estimula a formação dos profissionais com bolsas de até 50% nas mais renomadas instituições de ensino. Há ainda disponibilidade para cursos de idiomas, considerando as demandas de cada área. Treinamentos in company também estimulam a capacitação dos profissionais.

A valorização dos colaboradores é uma marca, porém a empresa também está aberta a buscar jovens profissionais no mercado. Esta oxigenação é necessária também.

Outro benefício bastante reconhecido pelos colaboradores é o restaurante interno. Diferentemente de grande parte das indústrias, que terceiriza o serviço, a Mazzaferro gerencia seu próprio espaço. Uma nutricionista desenvolve o cardápio e acompanha o preparo dos alimentos que acontece internamente. A sensação é a de uma refeição feita em casa, livre de agrotóxicos e outros componentes químicos.

Esse jeito caseiro de cuidar das pessoas diz muito sobre o perfil de gestão de uma empresa familiar, com 65 anos de atuação. O acesso à diretoria e presidência também é bastante simples. Periodicamente, colaboradores de todos as áreas podem tomar café com o presidente, num espaço aberto para opiniões, apresentação de críticas e sugestões.

Tudo isso é resultado de uma longa jornada, mas que demonstra que o caminho não poderia estar mais correto. Evidência disso é que a Mazzaferro apareceu na pesquisa As 100 PMEs que mais crescem no Brasil, realizada pela Deloitte em parceria com a revista Exame. A empresa está na 85ª posição geral do ranking, sendo a 13ª indústria de transformação do país entre as que obtiveram os melhores resultados em 2017. Uma prova de que o maior segredo de uma empresa são as pessoas.

Mônica Biajo é gerente de recursos humanos do Grupo Mazzaferro.

Sobre a Mazzaferro: http://www.mazzaferro.com.br / 11 4391-9000

A Mazzaferro é a maior produtora de fios técnicos da América Latina e serve a mais de 50 diferentes cadeias de produção. A companhia possui três subdivisões: Utilidades Domésticas, Medical e Cosméticos. Na unidade de Utilidades Domésticas, a empresa fez massivos investimentos marcas Lady e Lindona, que vem se tornando uma referência na produção de vassouras, escovas e seus complementares. Na área Medical, os destaques são a fabricação de suturas, DIU, telas protéticas, entre outros. A qualidade desses materiais tem sido o maior diferencial. As suturas tem biocompatibilidade assegurada, altíssima resistência ao nó e maciez. Na divisão Cosméticos, a novidade é a linha ColorCharts, cartelas de mechas para demonstração de coloração capilar. A empresa é uma das únicas no mundo que desenvolve esse produto com fio integrado, sendo que a coloração acontece junto com a produção do fio. A companhia possui ainda outras linhas de atuação que incluem fios para pneus e cintos de segurança, linhas de costura industrial, cordas de violão, cerdas para escova de dente entre outras. Dessa forma, a Mazzaferro está presente no dia a dia de milhares de pessoas e empresas pelo Brasil e ao redor do mundo.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo