Brasil, 14 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Déficit de moradias pode ser contido por meio da tecnologia

Procura de soluções para atender às famílias mais carentes pode se tornar nicho para novas tecnologias e indica que opções como o aluguel popular devem ser buscadas

Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostra que as famílias com renda de até três salários mínimos mensais respondem por 92% da carência de moradias. A estimativa é baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entretanto, as formas de diminuir o problema não precisam necessariamente vir apenas do Estado e da construção de novas moradias. Além disso, a busca de soluções podem se tornar um nicho de negócios para as novas tecnologias, aponta Lilian Veltman, diretora executiva do Alpop – Aluguel Popular, plataforma digital que permite a pessoas de baixa renda a locação de imóveis sem exigência de fiador ou seguro e com uma análise de crédito que dispensa dados do Serasa ou do SPC. “Um dos problemas das grandes cidades que podem ser minimizados com a tecnologia é justamente a falta de habitações, e é por meio de bases de dados e redução da burocracia que procuramos inserir a população de baixa renda no mercado imobiliário formal”, explica Lilian.

O Brasil já possui déficit de 7,7 milhões de moradias segundo dados do Pnad. “O tema é seríssimo e o Alpop é apenas uma das iniciativas que buscam diminui-lo. Sabemos que o país tem uma cultura de propriedade como solução habitacional, o que acaba refletindo nas políticas públicas que visam solucionar o problema. Pretendemos mostrar que há outro caminho para enfrentar a questão”, conclui a diretora.

Sobre o Alpop

Com o objetivo de oferecer qualidade de moradia e segurança contratual à população de baixa renda, o Alpop – Aluguel Popular é uma plataforma digital de locação de imóveis que dispensa pagamentos adiantados, fiança ou seguro.

Ao locador, o empreendimento social garante o pagamento em dia por meio de fundo garantidor próprio. Já o locatário passa por uma análise de crédito própria e diferenciada, que não considera Serasa ou SPC, e o perfil de renda é traçado a partir do histórico de despesas do CPF.

A plataforma digital de locação de imóveis populares conta com casas e apartamentos em Campinas e em São Paulo, e prevê sua atuação em todo o território nacional até o final de 2020.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo