Brasil,

Mídias digitais despertam interesse da Gigatron Franchising por mentoria reversa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Marca adotou sistema para capacitar seus franqueados diante das novas necessidades de mercado

Apesar da pouca idade, os jovens têm muito para ensinar. Nascidos em meio às turbulências de informações, em plena era digital, eles, os nativos digitais, têm mais facilidade para acompanhar, aprender e se adaptar às mudanças – principalmente, tecnológicas - que movem o mercado. Tamanha destreza chama a atenção de empresas que precisam dessas características associadas em suas marcas para não parar no tempo e continuar se desenvolvendo. Cenário que desperta a cada dia mais para o processo das mentorias reversas.

Dá nome à técnica, a prática de jovens profissionais compartilhando conhecimentos com profissionais mais experientes. Geralmente, os empresários que realizam uma mentoria reversa estão em busca de agregar para suas empresas conhecimento diante de uma nova perspectiva sobre tecnologia, social media e hábitos dos consumidores.

Novo padrão de diálogo

“Porém os ganhos são maiores. Essa ação abre caminho para um padrão de diálogo aberto no negócio que vai além dos conhecimentos ali na reunião, contribui para o aprendizado mútuo. Quando duas gerações se reúnem para trocar experiências ocorre uma somatória incrível de conhecimento, habilidades tecnológicas e criatividade, entre outros pontos. Essa conjuntura de know-how gera resultados com dimensões extremamente inovadoras tanto ao nosso empreendimento, quanto ao time”, explica Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising (franquia especializada na criação de software para gestão).

Recentemente Marcelo se rendeu à prática. Sua franquia que já possui o hábito de apostar em jovens talentos para compor a equipe corporativa agora aposta na habilidade deles para capacitar seus franqueados no campo digital. Nesse programa, os profissionais da empresa - uma equipe composta por jovens de 18 a 20 anos - capacitam os franqueados (que possuem faixa etária acima de 40) sobre assuntos pertinentes as ações voltadas ao marketing, principalmente o digital.

Com o crescimento da comunicação digital, empresas tem entendido a real necessidade de exercerem essa atividade como estratégia de comunicação com seu público – já que hoje, grande parte da população está online. Assim, vem surgindo também a busca por aqueles que mais têm habilidade na área. Ou seja, os nativos digitais.

Salomão acompanha e faz parte ativamente dessa mentoria. Ele explica que os mentores ensinam os franqueados (uma rede com 67 unidades) a criarem e concluírem suas estratégias de marketing individualmente. “Geralmente fazemos isso remotamente, por meio de um aplicativo de integração, mas em alguns casos esse contato acontece de forma presencial”, explicou.

Segundo ele, os encontros são muito valiosos, pois orientam o investidor sobre as formas de divulgação para que ele fortaleça sua unidade na cidade de atuação, como também os posicionam diante de novas ferramentas, mídias digitais ou estratégias de comunicação como Adwords e inbound. “Não basta postar uma foto e escrever uma legenda, é preciso muito mais. Criar um relacionamento com o público exige estratégia e planejamento. Nós não nos apegamos apenas nas duas ou três principais mídias digitais, há uma infinidade delas, e mais do que nunca precisamos estar presentes nas que mais despertam interesse para nós. Dessa forma, nós ensinamos como o franqueado deve lidar com todas essas frentes”, ressalta.

Resistência

Ainda que haja certa descrença por parte dos mais experientes em aprender com quem está apenas começando, agir com respeito, principalmente diante de opiniões contrárias, é a palavra-chave para quebrar essa barreira segundo o diretor. Por isso, antes do início das mentorias ele buscou esclarecer todos os pontos com sua rede e mostrar que há vantagens da prática para o desenvolvimento dos resultados, principalmente profissional.

Tanto que, após a implantação da mentoria, cada unidade que realizou as atividades online conseguiu garantir uma conversão de pelo menos 20% em vendas.

E falando em resultado profissional...

Entre os benefícios que o sistema agrega, Marcelo volta a ressaltar: “Principalmente o aprendizado mútuo, tanto quem mentora quanto quem é “mentoriado” aprendem. Mas existem outros proveitos também, como: fortalecimento da parceria franqueador X franqueado. O franqueado acredita mais na franquia, ficamos mais unidos e no final todos nós ganhamos juntos (franqueadora, franquia e cliente)”, explica.

Ao ser questionado sobre contratar jovens para compor sua equipe e posicioná-los à frente da empresa como profissionais representantes da marca, ele conta: “Não olhamos muito para a idade das pessoas, mas sim para o que cada um pode contribuir. É mais uma questão de expertise do que idade”, finaliza.

Gigatron Franchising

Nascida em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, a empresa é considerada uma das maiores fabricantes de software CAD para calçados do mundo. O crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP - impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui 67 unidades distribuídas pelo Brasil. www.gigatron.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar