Brasil,

Como a liderança dinâmica vai mudar as empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Rossoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista aponta como a modalidade pode transformar as companhias e os desafios para chegar lá

Liderança é a capacidade de unir pessoas para solucionar problemas complexos. Além disso, é a liderança de design que leva as pessoas a enxergarem as coisas de uma maneira diferente. Dentro desse contexto, surge um modelo que tem como objetivo melhorar a gestão empresarial e consequentemente o desempenho das companhias brasileiras: a liderança dinâmica, uma definição nova, mas que tem adquirido bons resultados nas companhias que já a inserem no seu dia a dia.

"Percebemos que as empresas estão mudando seu modelo de gestão. A tendência é o que chamamos de liderança dinâmica, que é a oportunidade de criar melhores conexões dentro das organizações em um contexto cada vez mais complexo", afirma Mário Rosa, sócio e responsável pela Echos, laboratório de inovação que utiliza o Design Thinking para propor soluções que transformam realidades e constroem futuros desejáveis.

A ideia é não ter um líder fixo. Toma a frente do projeto quem é especialista no assunto naquele momento ou quem tem uma visão criativa. Fato que gera um ambiente de construção de times orgânicos e não um clima de competição. De acordo com o especialista, o que vemos hoje são organizações extremamente hierarquizadas, que são modelos que buscam eficiência de reprodução das mesmas coisas, e não voltados para inovação.

"Gosto de fazer uma comparação entre orquestra sinfônica e o jazz. A orquestra representa o modelo como temos hoje em grande parte do mercado, com um maestro que comanda músicos em um processo rígido que precisa seguir a partitura, focada na excelência, no cumprimento das orientações, sem desvio de padrão estabelecido. Já no Jazz, hora você está solando, hora você está fazendo a base para enaltecer o solo de outra pessoa. O líder não é aquele que sabe a resposta, impossível saber a resposta nesse contexto de incertezas que a gente vive hoje", pontua.

O contexto de hoje é marcado por uma série de transformações, que carregam uma grande complexidade de informações, dados e acontecimentos. Além disso, a velocidade faz com que esses fatos não tenham uma resposta única em um modelo estruturado, assim como acontece nas orquestras sinfônicas. Isso acaba criando um afastamento do mundo e da complexidade do que está acontecendo do lado de fora. E é justamente isso que causa a morte de muitas empresas.

De acordo com Rosa, a liderança dinâmica proporciona ganho de autonomia e ganho de performance. "Os grandes líderes são aqueles que levam pessoas para achar soluções navegando na complexidade e não sabendo qual é a resposta, mas sabendo como navegar nesta complexidade para chegar até boas respostas".

Fora do Brasil, o Spotfy é um grande case de liderança dinâmica. O modelo organizacional da companhia conta com times menores, que têm autonomia para tomada de decisão e desenvolvimento do começo ao fim de projetos. Essa configuração traz fluidez e facilidade para chegar em uma nova lógica, que é diferente de uma prática impositiva. Já no país, a Alelo está fazendo um ótimo proveito dos seus times de inovação, utilizando os mesmos modelos do Spotfy, conseguindo, dessa forma, chegar a soluções com métricas diferenciadas.

É nesse momento que surge a necessidade de times multidisciplinares. "Equipes de alta performance são cada vez mais demandadas pelas organizações justamente para criar essas pontes com o nosso contexto que está mudando cada vez mais e mais rápido. Esse modelo vem transformar as empresas de forma a ajudá-las a evoluir no caminho da inovação", garante o especialista.

Sobre a Echos

Fundada em 2010 por Juliana Proserpio e Ricardo Ruffo, a Echos é um laboratório de inovação que utiliza o Design Thinking para ajudar as organizações a se tornarem mais inovadoras na resolução de problemas complexos e desafios contemporâneos. Presente no Brasil, na Austrália e em Portugal, também promove treinamentos e capacitações em Design Thinking por meio de cursos presenciais e online que já impactaram mais 30 mil pessoas. A Echos possui três frentes de atuação: a Escola Design Thinking, a Innovation Projects e a Descola.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar