Brasil, 14 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Início de ano reforça a necessidade de planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas

Lars Leber dá dicas e recomenda projeções otimistas, conservadoras e pessimistas para quem quer se preparar para todos os desafios do ano

É comum no início do ano que se aproxima as pessoas fazerem suas listas de resoluções e metas, com planejamentos para alcançar seus objetivos. No âmbito dos negócios, principalmente para quem é empresário, não é diferente. A força da ideia de recomeço cresce ainda mais se estiver aliada a um plano financeiro consistente com base na realidade de cada empresa e negócio.

Segundo Lars Leber, country manager da Intuit no Brasil, muitos empresários brasileiros podem e estão otimizando o planejamento de seus negócios, além da organização e controle das finanças, com a ajuda da tecnologia disponível. “Ninguém acorda feliz ao pensar que tem que fazer fluxo de caixa, mas é uma necessidade no dia a dia da empresa. Estabelecer metas logo no início do ano facilita a visualização dos resultados para depois compará-los com o ano anterior”, comenta.

Para vencer os desafios na gestão das pequenas e micro empresas Lars Leber preparou algumas dicas importantes. Confira abaixo seis delas para começar 2019, com o pé direito:

Primeiro passo

Antes de tudo é imprescindível separar as finanças pessoais das profissionais. Como se faz isso? De forma simplificada, estabeleça uma retirada mensal do caixa da sua empresa, o chamado pró-labore, ele serve para que este dinheiro da empresa seja usado como um salário pelos sócios e destinado para outros fins sem que se perca o controle dos gastos.

Custos e metas

Estabelecer os custos fixos e variáveis, bem como as receitas da empresa e fazer um balanço patrimonial é fundamental para começar a elencar as prioridades e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível identificar necessidades como investimento em marketing, a compra de novos produtos para estoque, agendar o pagamento em dia de todos os fornecedores e evitar ficar vendado nas ações do próprio negócio.

Projeção de períodos

O planejamento financeiro é uma projeção para um período pré-determinado de despesas e receitas e é muito efetivo para comparar previsões e o que foi realizado de fato. Esse controle é essencial para a manutenção do negócio e para se certificar que o crescimento está se mantendo ao longo dos meses, sem surpresas no caminho. Além disso, esse passo do plano auxilia na visualização de recursos, que serão necessários e de onde sairá o dinheiro.

Previsão de cenários

O planejamento financeiro não é fixo, ele sofre alterações de acordo com o cenário e com os aprendizados da empresa e também não é 100% preciso porque depende muito de fatores externos. Portanto, recomendamos que os empresários façam três possíveis projeções para cada situação, sendo elas: uma otimista, uma conservadora e outra pessimista.

Imprevistos

Outra dica é ter uma previsão para gastos emergenciais e deixar uma quantia guardada para esses casos. Isso traz uma segurança extra no planejamento financeiro, caso apareça alguma situação inesperada.

Gestão com tecnologia

Ao fim do planejamento, o empresário continua na tarefa de acompanhar o fluxo de caixa diariamente, com cada entrada e saída, para se assegurar de que o negócio está indo bem e de acordo com o que foi estipulado. Esse controle pode ser automatizado com a ajuda de sistemas de gerenciamento financeiro como o QuickBooks. Ele proporciona a inserção rápida e fácil de dados e, ao final de um período estipulado, gera relatórios personalizados e auxilia na visualização da saúde do negócio.

Sobre a Intuit

A Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas, além de profissionais autônomos.

O portfólio de produtos da empresa no Brasil inclui os sistemas QuickBooks ZeroPaper e QuickBooks Online, que são baseados na nuvem e têm mais de 4 milhões de usuários no mundo.

Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 5,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2017.

Considerada pela Forbes como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido. Outras informações sobre a empresa estão no site www.quickbooks.intuit.com/br


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo